Conheça origem da padroeira do Brasil.


Foi em outubro de 1717 que uma imagem simples e quebrada aumentou a fé de um povo.

Depois de várias tentativas de pesca, três pescadores, retiraram das águas escuras do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em uma rede, eles capturaram o corpo da santa e em outra, a cabeça.

Os pescadores que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes. Capturaram tantos peixes que foram forçados a retornar ao porto, pois as embarcações poderiam afundar. Isso foi considerado o primeiro milagre da santa.

Naquele dia, eles tentavam conseguir peixes para um banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal.

Antes de levarem os peixes para o banquete, juntaram os pedaços da estátua e a colocaram num pequeno altar na casa de um deles e agradeceram a Nossa Senhora por aquele milagre.

Com a graça, os moradores passaram a se reunir aos sábados, para rezar o terço e cantar a ladainha. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres de Nossa Senhora se espalhava.

17 anos depois do achado, foi construída a primeira capela, no alto do Morro dos Coqueiros, para abrigar a imagem da santa e receber os fiéis.

A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade que tem o mesmo nome.

PRINCESA ISABEL

Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio onze.

A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio dez, por decreto da Santa Sé, em 1904.

Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, em 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente 12 de outubro como feriado nacional. Também nesta lei, o Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

A basílica brasileira foi consagrada como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

*Com Agência Brasil

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem