Iniciativa faz parte das ações do Selo Unicef Município Aprovado. Implantação do programa será feita nas escolas públicas municipais de Feijó, considerando as vulnerabilidades locais, e deve ser colocado em prática em até três meses.
Lavagem de mãos evitam a contaminação e ajudam na contenção da propagação de vírus e bactérias — Foto: Getty Images via BBC
A prefeitura de Feijó, no interior do Acre, instituiu nesta sexta-feira (21), por meio de portaria, o Programa Municipal de Lavagem de Mãos e Higiene para crianças e adolescentes nas creches, pré-escolas e séries iniciais do ensino fundamental.
De acordo com a portaria, assinada pelo secretário de Educação do município, Francisco Valdemir Tavares da Silva, a implantação do Programa será realizada nas escolas públicas municipais, considerando as vulnerabilidades locais e tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar social de crianças e adolescentes.
Dentre as diretrizes, destaca-se a necessidade de adoção de pias com água potável e sabão para o desenvolvimento de atividades coletivas de lavagem de mãos, com frequência mínima semanal.
A portaria estabelece ainda o prazo máximo de três meses, contados à partir da data de publicação da portaria, para a elaboração do planejamento estratégico relacionado à implantação do programa, que deve desenvolver boas práticas de higiene e limpeza no ambiente escolar, incluindo estratégias de comunicação sobre os procedimentos corretos para a lavagem de mãos e boas práticas de higiene, afixados em locais estratégicos das escolas.
Na capital, a portaria foi sancionada na última sexta-feira (14). Ambas as ações fazem parte das ações do Selo Unicef Município Aprovado, mais precisamente do Resultado Sistêmico 3. Em termos de saúde pública, o projeto busca manter os estudantes nas escolas, promover a educação e evitar doenças e agravos relacionados à falta de higiene no ambiente escolar.
A partir desta ação, o município se compromete a capacitar profissionais de educação, saúde, proteção social e saneamento básico para a implementação do programa de lavagem de mãos e acesso a água e saneamento nas escolas.
Por g1 AC — Rio Branco