"Acioly do SINTEAC, Acioly da NOVA ERA. Acioly das lutas sindicais, dos festivas de música, da Educação e suas conquistas.
Acioly é um 'faz-tudo' em Tarauacá, pra melhorar a vida, respeitar direitos e alegrar corações com música, cultura e arte.
Talvez só exista em Tarauacá o Festival TOCA RAUL, em homenagem ao "maluco beleza e seu coração de metamorfose ambulante". Acioly o criou e realiza todos os anos.
Acioly perdeu sua querida Hevânia para o câncer e o inesquecível filho Giovanni num acidente de trânsito. Mas, Acioly resiste!
Como uma andiroba (Carapa Guianensis), Acioly se tornou símbolo de uma Tarauacá de gente forte, povo consciente, que fez de suas vidas guerra e poesia.
O óleo da andiroba, na medicina popular, é usado para aliviar contusões, edemas, reumatismo, para auxiliar na cicatrização e recuperar a pele. O chá da casca é muito amargo e utilizado na cura da febre. É também muito utilizado como repelente de insetos e na fabricação de vela, sabão e xampu. A madeira é resistente contra ataque de insetos. A casca transformada em pó trata feridas e vermes".
(Moisés Diniz)