Em 2023, o município de Tarauacá terá mais uma vez a Eleição para escolha dos Diretores da Escolas da Rede Municipal de Ensino, com base na Lei Nº. 900/2017.
A Eleição é direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar que são os professores, servidores do quadro administrativo, pais ou responsáveis e alunos, observando a proporção de determinada em lei.
Professores e funcionários: 50% (cinquenta por cento) e pais e/ou responsáveis e alunos: 50% (cinquenta por cento).
As escolas onde haverão eleições são as seguintes:
Escola Adelmar de Oliveira, Almirante Barroso, José Augusto de Araújo, Aucilene Calixto, Donizete Mota, 15 de Junho, Rilza Daniel e Valdina Torquato.
Poderão candidatar-se à função de Diretor nas Escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino, o professor que participar do Curso de Gestão Escolar e obter a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) e aproveitamento, mínimo, de 70% (setenta por cento) nas atividades propostas, desde que não ter sido reeleito consecutivamente ao cargo de diretor na mesma escola.
De acordo com uma lei municipal aprovada recentemente, (LEI No 1.037 DE 24 DE JANEIRO DE 2023), foram atualizados os valores da remunerações dos gestores escolares, variando de R$ 9.160,92 a R$ 11.451,15.
As eleições para escola de gestores escolares, mobilizam as comunidades escolares e os grupos político do município.