Em Tarauacá, o Conselho Tutelar, juntamente com profissionais da Saúde Hospitalar, realizaram nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, no Instituto Federal do Acre- IFAC - Campus Tarauacá, uma palestra informativa sobre Gravidez na Adolescência. O encontro teve como tema central “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois. Tudo Tem sua Hora."
Dados do ano de 2022 apontam que 18,21% dos partos em 2022, foram de adolescente. Os registros mostram 977 partos em Tarauacá, na Maternidade Muriel Geddis, dos quais 178 foram de adolescentes com idades entre 13 e 17 anos.
A Psicóloga Bruna disse que a gravidez na adolescência, causa ansiedade, depressão, evasão escolar, entre outros fatores.
A Enfermeira Aline ressaltou a necessidade dos adolescentes irem na unidade básicas de saúde para orientações com o profissionais. informou também sobre a importância dos métodos contraceptivos e, em caso de gravidez da adolescente, fazer o pré-natal logo após saber da gestação.
A Assistente Social JARA falou sobre os direitos dos pais e a importância da escola incentivar a permanência dos mesmos em sala de aula, mostrou números dos parto em adolescentes no ano de 2022 e finalizou falando da importância da família, comunidade e estado em proteger crianças e adolescentes.
A Ação é promovida pelo Conselho Tutelar em parceria com o CRASS/CREAS, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.