O que a adolescência de seu filho esconde?


Lidar com um adolescente é um tremendo teste de paciência e habilidades parentais. De repente, aquelas doces crianças que dependiam totalmente de você para realizar suas atividades cotidianas começam a se tornar pessoas com quem é difícil conversar sem acabar em uma discussão.

O que você precisa saber é que isso não é totalmente intencional, mas diferentes processos estão ocultos por trás dessa atitude. Vejamos:

Eles estão em busca de sua identidade

Aos poucos, os adolescentes precisam se identificar com alguma crença, um estereótipo ou tendência. Isto explica por que existem tantas tribos urbanas, o fanatismo por diferentes bandas musicais ou a adoção de algum tipo de religião, política ou estilo de vida. Leve em consideração o fato de que, aos poucos, isso vai se abrandando.

Eles começaram a pensar de forma diferente

Quando se é criança, as questões da vida podem ter duas ou três opções, mas quando começamos a amadurecer, passamos a notar nuances, a pensar várias vezes antes de tomar uma decisão. É por isso que vocês podem começar a discutir com mais frequência.

Como pais, sabemos por experiência própria que há caminhos que nos conduzem ao erro. No entanto, você tem que saber que sua sabedoria não tem utilidade para ele. É ele que tem que experimentar, tropeçar e cair para aprender sobre as coisas triviais da vida.

Eles querem experimentar a independência

A grande maioria de nós achava que ser adulto e não receber ordens de ninguém era a melhor coisa que poderia nos acontecer.

Nessa fase, porém, as regras e o respeito devem ser claramente estabelecidos, pois é importante que saibam, por exemplo, que não é por saberem andar sozinhos na cidade que têm o direito de chegar a casa de madrugada.

Têm grandes medos

Eles questionam sobre sua capacidade de serem apreciados pelo sexo oposto; por isso passam a fazer dietas, a fazer exercícios e a exigir coisas de si mesmos para obter a aceitação de seus pares.

Eles temem o fracasso

Desde a infância, os pais se preocupam em ensinar-lhes que devem estudar para ter sucesso na vida. Portanto, quando começam a crescer, temem não estar à altura do que lhes foi ensinado, e a possibilidade de fracassar se torna seu pior pesadelo.

As rupturas familiares os assustam

Sentirem-se seguros e parte de uma família que os ama é fundamental nesta fase, por isso a separação do seu núcleo os assusta muito.

Querem experimentar coisas novas

Eles precisam explorar o mundo e, por isso, começam a procurar novas atividades para fazer. Na verdade, muitos grandes atletas iniciaram suas carreiras nessa fase.

É importante que você sempre oriente seus filhos em direção a atividades que estejam de acordo com seus princípios e valores, pois é o momento em que poderão enfrentar o mundo das drogas, do álcool e da delinquência se não tiverem certeza de suas crenças.

Leve em consideração o fato de que esta é uma fase curta na vida do seu filho, que ele precisa de você como alguém que o apoie e não que seja um rival invencível.

Cultive a arte da paciência; a empatia pode ajudá-lo muito a entender o que você busca ou espera da vida. E quando você tiver um dia difícil para enfrentar, lembre-se sempre de que com amor tudo é possível.


Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem