TARAUACÁ DEVE GANHAR NOVA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL - DEPUTADO GARANTE RECURSOS.


O município de Tarauacá poderá, muito em breve, ser contemplado com uma Nova Escola Estadual de Tempo Integral. É o que diz a Coordenadora do Núcleo da SEE, Professora Janaina Furtado, que se reuniu com o Deputado Federal Jesus para solicitar do parlamentar, a destinação de uma emenda com os recursos necessários para a execução do projeto.

O Deputado Federal Jesus Sérgio não pensou duas vezes e disse que o projeto tem seu total apoio. "O que depender de mim e do meu mandato não tenham dúvidas que farei tudo para que a escola seja construída", disse Jesus.

Janaina disse que pretende com a nova escola atender a clientela que hoje estuda na escola João Ribeiro. "Nossa ideia inicial é garantir a construção de uma escola dentro dos padrões para o ensino integral que atenderia a clientela que hoje frenquenta a escola João Ribeiro. Infelizmente a escola atualmente não atende as exigências para ensino de tempo integral", disse Janaina.

A Escola João Ribeiro - O prédio atual da Escola João Ribeiro, a PRIMEIRA ESCOLA DE TARAUACÁ, deverá ser transformado em um centro administrativo da educação estadual. "O prédio é histórico e deve ser preservado. Vamos debater com calma a sua utilização, mas, em princípio deverá ser transformado em um Centro Administrativo dos setores da educação estadual em Tarauacá", afirmou Janaina.

Janaina disse, Ainda, que o Governo do Estado agora vai em busca do terreno. "Com a garantia dos recursos pelo Deputado Jesus, nosso objetivo agora é a aquisição de um terreno para que a nova escola seja construída", finalizou Janaina.

O Governo do Estado ja mandou elaborar o Anteprojeto para a construção da escola, com custos estimados em R$ 4.500.000,00.

Justificativa do Projeto.

O Município de Tarauacá, contemplando uma escola de tempo integral, através deste investimento, poderá através da construção de nova escola, primeiramente, ampliar a oferta de ensino e universalizando o acesso a matricula aos alunos e a comunidade.

Considerando a implantação do ensino médio em tempo integral, no qual possui uma proposta metodológica mais ampla, contemplando o ensino de forma teórica e prática, ampliando a experiência dos alunos, ocorrendo na sala de aula e em espaços multidisciplinares, com laboratórios.

Esta política de ensino visa desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada. Para isto é importante este investimento, visando a construção e novas escola que tenham infraestrutura necessária para atender os alunos dentro desta proposta.

Além do processo de pedagógico, a escola deverá contar com quadra poliesportiva que fomentarão diversos esportes que possibilitarão aos alunos, o fortalecimento dos valores trazidos na prática desportiva, aumento das atividades cognitivas e oferecimento da prática desportiva como forma de lazer e incentivo ao esporte de alto rendimento.

Tudo isto possibilitará a criação de melhora no processo educacional, de forma diversificada com interação de linguagens, recursos, espaço, saberes e agentes. De forma que seja inclusiva às comunidades, promovendo a equidade visando ajudar no combate as desigualdades sociais e oportunizando, através do esporte uma formação holística.

O prazo estimado para conclusão da obra é de 12 meses.
Os custos estimados para essa necessidade é de R$ 4.500.000,00

A Escola Estadual João Ribeiro foi a primeira Escola fundada no município de Tarauacá em 20/04/1921, no Governo de Dr. Epaminondas Jácome, com o nome de Grupo Escolar João Ribeiro, situada à Rua Generalíssimo Deodoro, oferecendo o ensino de 1ª à 4ª série. Sendo sua 1ª Diretora a Professora Ernestina de França Cardoso.

A partir de 1952, passou a funcionar na Av. Antônio Frota, nº. 120, Centro, onde encontra-se até hoje.

A partir do Decreto Governamental de novembro de 2003, por determinação da Secretaria de Educação (SEE), foi alterado o funcionamento do Estabelecimento, passando a atender as modalidades de Ensino Fundamental e Médio, sendo denominada Escola de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, passando a ministrar Ensino Médio na modalidade de E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente oferece Ensino Médio Regular e EJA.


(Asessoria/Nucleo/SEE/Tarauacá)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem