TARAUACÁ: Comunitários das Florestas Estaduais recebem apoio do REM para recuperação de solo e plantio de mudas

Dando seguimento às missões de monitoramento do Programa REM Acre Fase II, o gerente principal de Portfólio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, Klaus Köhnlein, visitou, na tarde do último domingo, 26, a propriedade do produtor rural Cleomilton de Oliveira, o Xuxa, que reside na BR-364, sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul-Acre.

Senhor Xuxa recebeu o gerente do Banco KfW , consultores e representantes do governo do Estado do Acre em sua propriedade. Foto: José Caminha/Secom

Senhor Xuxa é um dos beneficiários do REM no projeto Sistema de Florestas Plantadas – SAFs. Ele foi beneficiado com acompanhamento técnico de análise e melhoramento de solo, e recebeu mudas frutíferas e florestais para reflorestamento de dois hectares de áreas degradadas.

A secretária Estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel, esteve acompanhada do coordenador técnico do escritório do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e PRA (Programa de Regularização Ambiental), Cláudio Cavalcante, que explicou como se dá implementação da atividade.

Representantes dos governos do Acre e da Alemanha visitam iniciativas do Programa REM para recuperação de áreas degradadas. Foto: José Caminha/Secom

Na oportunidade, Klaus Kohnlein conheceu todas as etapas realizadas na propriedade e pôde ainda dialogar com o beneficiário. O gerente ressaltou que um dos objetivos do programa é contribuir para a conservação das florestas e recuperação de áreas degradadas, com ações que possibilitam a melhoria de renda e o cuidado com suas populações.

Senhor Xuxa é um dos beneficiários do REM no projeto Sistema de Florestas Plantadas – SAFs. Foto: José Caminha/Secom

A visita contou ainda com a participação dos consultores internacionais para a implementação do Programa REM Acre – Fase II, GFA Consulting Group em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza e Dan Pasca, e os assessores técnicos da Cooperação Técnica Alemã – GIZ no Acre, Jânio Aquino e Maria do Socorro Oliveira.

Representando o governo do Estado do Acre, a secretária Estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel; a coordenadora-geral da Unidade de Coordenação do Programa REM na Seplag (UCP/REM/Seplag), Rose Sena; o coordenador técnico do escritório do CAR e PRA/Semapi, Cláudio Cavalcante; o ouvidor do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), Luiz Fernando Silva Nogueira; a diretora executiva interina do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Nazaré Macedo; e a assessora técnica do IMC, Nésia Moreno.

Coordenador técnico do escritório do CAR e PRA, Cláudio Cavalcante, explicou como se dá a implementação da atividade alinhada com o trabalhado do CAR e PRA. Foto: José Caminha/Secom

As Florestas Estaduais do Acre (SAFs), desde o Complexo Estadual de Florestas do Rio Gregório – CEFERG, a Floresta do Antimary e a Floresta do Jurupari são territórios de atuação do Programa REM Acre Fase II, com iniciativas do Subprograma Territórios da Produção Familiar Sustentável, com ações de caráter continuado para o manejo e uso sustentável dos recursos naturais, comando e controle e proteção dos territórios, buscando, especialmente, incentivar a redução do desmatamento.

Beneficiário do REM recebeu acompanhamento técnico de análise e melhoramento de solo e mudas frutíferas e florestais. Foto: José Caminha/Secom

(Da Agência/Acre)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem