SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO LANÇA CENSO ESCOLAR 2022 NA REGIONAL TARAUACÁ - FEIJÓ - JORDÃO


A Secretaria Estado de Educação, Cultura e Esportes do Governo do Acre, através do Núcleo de Tarauacá,  realizou nesta terça feira, 31 de maio, a solenidade de lançamento do Censo Escolar 2022, na Regional Tarauacá-Feijó-Jordão. 
A cerimônia ocorreu às 9h no auditório da Escola Djalma Batista e contou com a presença de equipes gestoras escolares e  coordenadores das representações da SEE dos três municípios.


Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.


De acordo com coordenador no Censo Escolar no Acre, Jelsoni Calixto, de fato a coleta dos dados começou que começou hoje no município, vai até dia 1º de agosto. “Nessa primeira fase são coletadas todas as informações sobre escola, gestor, aluno e estrutura de todas as 1.500 unidades escolares existentes no Acre, sendo 613 da rede estadual, 900 das redes municipais e o restante das redes privada e federal”, destacou.


A coleta da pesquisa estatística é dividida em duas etapas. Após a conclusão desta primeira, tem início a apuração sobre a chamada Situação do Aluno, em que são levantadas informações relativas ao movimento (quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram) e ao rendimento dos estudantes (quantidade de aprovados ou reprovados), ao término do ano letivo. A divulgação dos dados finais da primeira etapa no Diário Oficial da União (DOU) está prevista para a segunda quinzena de dezembro.


Os responsáveis devem enviar os dados por meio do Sistema Educacenso. As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. 


O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os gestores possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.


Durante a cerimônia, em seu discurso, a Coordenadora do
Núcleo da SEE em Tarauacá, Professora Janaina Furtado, deu boas vindas às representações dos municípios e destacou a importância da participação das escolas nesse processo. "É muito bom estarmos sediando esse grande evento e recebendo nossos amigos de Jordão e Feijó para essa pauta tão importante. Peço a todos que atentem para a importância desse processo, pois, o censo é o nosso principal instrumento para efetivação de políticas públicas que vão nortear novos avanços na educação", disse.


Em sua fala a Secretária Municipal de Educação Professora Lucicléia Lima disse que o município estará empenhado nesse trabalho importante, parabenizou a equipe do Censo Escolar e garantiu a colaboração da Seme no processo de coleta dos dados. "
Fico maravilhada em participar de algo sublime para a educação. É a partir desses números oficiais que vamos poder desenvolver políticas educacionais para nossas crianças tarauacaenses" enfatizou.  


Participaram também do encontro, o coordenador do Núcleo da SEE em Feijó Professor Everly Damasceno, Secretário Adjunto de Educação de Feijó Professor Valdemir, Assessora Indígena de Jordão Leonilce Alves Sombra, Chefe do Departamento de Gestão de Redes da SEE, Maria José Nascimento, Chefe da Divisão de Gestão e Monitoramento de Dados Escolares, Martins Rodrigues Casas, Coordenador Estadual do Censo Escolar e Jelsoni Calixto.


Um momento de grande emoção foi quando Janaina pediu um minuto de aplausos para o Professor Dagoberto Guimarães, popular DGO, que durante muitos anos foi o responsável pelo Censo escola no Núcleo de Educação. DGO morreu vítima de Covid-19 em 23 de junho de 2021. 

Assessoria/Núcleo/SE/Tarauacá
Com Agência/Acre

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem