No Dia da Educação entenda como a EAD está revolucionando o ensino e realizando sonhos


Entre 2020 e 2021, houve um aumento de 14% dos polos EAD, especialmente na rede privada, que concentra mais de 90% das matrículas da modalidade

É fato que a Educação a Distância está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e não é para menos: essa modalidade rompe barreiras, aperta menos no bolso e democratiza a educação. De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicado no ano passado pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras do ensino superior no país, o modelo de ensino a distância não para de crescer. Entre 2020 e 2021, houve um aumento de 14% dos polos EaD, especialmente na rede privada, que concentra mais de 90% das matrículas da modalidade. Levando tudo isso em conta, fica cada vez mais clara a importância de enfatizar a modalidade no dia 28 de abril: dia nacional da Educação.

Com o reconhecimento merecido, a Educação a Distância demonstra definitivamente que não é uma opção apenas para quem está impossibilitado de frequentar uma sala de aula. Fazer um curso EAD tornou-se preferência. Isso acontece devido ao avanço da tecnologia, a facilidade de acesso à internet e ao investimento das instituições em boas experiências aos estudantes. Além disso, a educação a distância possibilita aos estudantes muito mais recursos que na modalidade presencial. Na EAD Unicesumar, por exemplo, existe a possibilidade da utilização de recursos modernos, como realidade aumentada, mista e virtual. Ou seja, a tecnologia permite ao aluno visitar um museu fora do país, pela internet. “Muitos fatores colaboram para o crescimento da educação a distância. Os avanços tecnológicos, a qualidade de ensino, a rotina agitada, a importância da profissionalização e capacitação em um mercado de trabalho competitivo são alguns deles”, afirma Janes Fidélis, Pró-Reitor Executivo de Ensino da EAD Unicesumar.

A EAD também vem conquistando seu devido espaço no cenário empresarial. Para o professor Luciano Santana, coordenador do curso de Recursos Humanos da EAD Unicesumar, profissionais formados através da educação a distância desenvolvem habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho. “As empresas estão, cada vez mais, exigindo colaboradores que são proativos, responsáveis, disciplinados e organizados com seu tempo. E essas são características desenvolvidas por estudantes da modalidade a distância”, analisa o coordenador.

A DISTÂNCIA QUE APROXIMA

Alisson Jazer, graduado em Design de Interiores, costuma dizer que se não fosse a EAD, ele não conseguiria realizar o sonho da graduação. “Sou músico e dou aulas durante o dia. Com deslocamento em horários fixos de aulas seria inviável ter um ensino superior. Estudar no meu tempo, mesmo com prazos, fez toda diferença nesse processo”.

Ele foi o primeiro aluno do polo da EAD Unicesumar em Caxias do Sul- RS e, o bom relacionamento com a equipe da EAD Unicesumar o aproximaram não apenas dos estudos, mas criaram uma rede de apoio para o estudante não desistir do sonho. Além do bom relacionamento, ele conta que levou sempre em conta a qualidade da instituição para sua escolha. “Vi que a universidade tem nota alta no MEC e isso me deu segurança. Depois, pelo atendimento, pois fui muito bem atendido e direcionado pelo polo. Sempre conseguia entrar em contato com eles e ser atendido prontamente. Isso fez a diferença”.

Colecionando sonhos realizados

Além da praticidade, o ensino a distância também possibilita a realização de sonhos de estudantes que, por algum motivo, tiveram que adiá-los. Uma das grandes relevâncias do ensino a distância no Brasil, então, é abrir mais portas aos futuros profissionais.

O aluno Silas Andrade Fonseca, de 32 anos, mora em Duartina (SP) e sonhava em cursar Farmácia. No entanto, a faculdade mais próxima de sua cidade é em Bauru (SP), há 45 km de distância. Com plantões na drogaria que trabalha e o deslocamento, iniciar os estudos parecia um sonho distante. Com a EAD Unicesumar, Silas finalmente conseguiu se matricular e cursar Farmácia. “Estou extremamente feliz por poder estudar na área que atuo há 14 anos como profissional. Com a graduação estou me aprofundando em conhecimentos técnicos e científicos”, disse Silas.

Assim como Silas, a aluna de gestão hospitalar do polo da EAD Unicesumar de Maringá, Josi Cano, também encontrou a oportunidade perfeita para realizar um sonho. “A EAD Unicesumar está contribuindo com minha formação e fazendo a diferença na minha vida, caminhando junto comigo para realização de um sonho: Alcançar uma graduação de Gestão Hospitalar”, destaca Josi.

Entenda o Dia da Educação

A data de 28 de abril foi instituída no Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, em 2000. O objetivo era firmar o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030.

Para isso, essas nações assinaram um documento, nomeado “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem