Quatro representantes de projetos da área de música, aprovados no Edital Mozart Donizete Arte e Patrimônio-Formação Audiovisual Nº 001/2021, se reuniram na tarde desta quarta feira (5), para discutirem o planejamento da execução do cronograma de cada proponente. O edital foi lançado no final do ano de 2021, pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tarauacá, que financiará os projetos.
O grupo decidiu organizar um grande evento musical intitulado "Viradão Musical", proposto para ser realizado no dia 19 de fevereiro, em local a ser definido, para apresentação conjunta dos projetos. Na escola 15 de Junho, localizada na comunidade do Acuráua, o festival estudantil ainda não tem data marcada, mas deve acontecer também no mês de fevereiro.
Os projetos aprovados, cada um no valor de quatro mil reais, são os seguintes:
1. PROJETO CULTURA NA ESCOLA - Autoria: Músico Augusto Pires, que também é Diretor da Escola.
Primeiro Festival de Música Na Escola Estadual 15 de Junho - Primeira Edição do Festival de Música Estudantil da Escola Rural 15 de Junho, localizada na comunidade do Acuráua. A ação é importante, pois, além da sua envergadura socioeducativa, tem como meta descobrir, revelar e promover os artistas da música que estudam na rede pública escolar, especialmente em comunidades rurais que, raramente são contempladas com investimentos na área cultura.
Augusto Pires é Músico, Compositor e Intérpretes, muito conhecido no cenário musical local por ter participado e vencido várias edições do Festival da Canção Taraucaense, com suas próprias composições. Músicas como “Tempo de Paz” , “Amazônia”, “Tempo” e outras já fazem parte do acervo autoral dos artistas de Tarauacá. Agora como diretor de uma escola rural, vai realizar um projeto musical para descobrir e revelar os artistas estudantis.
2. “MARTINHA CANTA MARÍLIA MENDONÇA” - Autoria: Martilene Nascimento (Martinha)
A proposta é a realização de um evento em homenagem a Cantora Marília Mendonça que faleceu recentemente num acidente de avião. Marília era muito querida pelo povo brasileiro. “Martinha Canta Marília Mendonça” é uma justa homenagem à nossa saudosa artista e também a oportunidade da Cantora Martinha Nascimento mostrar seu talento cantando os grandes sucessos de Marília.
Martinha Nascimento é cantora de Tarauacá há 19 anos. De uma família de artistas da musica, ela canta desde sua juventude, tendo participado dos principais eventos culturais ligados á musica no município de Tarauacá como carnavais, festa de aniversário da cidade, festival “toca raul”, feira do abacaxi e outros. Já cantou em bandas de festas e, atualmente, canta na noite em barzinhos, eventos festivos e clubes de festas. Já se apresentou em outros municípios como Feijó, Jordão e Cruzeiro do Sul.
3. PROJETO “JOTA GOMES CANTA AUTORAIS” - Autoria: Jota Gomes.
A proposta é o lançamento do conjunto de Músicas Autorais do compositor, musico e cantor Jota Gomes. O artista compõe suas próprias canções e já tem colecionadas mais de 8 musicas de sua autoria. Oportunizar um artista local a mostrar sua produção musical é de fundamental importância para o cenário da musica autoral do município de Tarauacá. A APRESENTAÇÃO alem de suas musicas autorais também serão apresentadas musicas de outros artistas da região.
José de Souza Gomes é ativista cultural do município de Tarauacá com larga participação nos movimentos locais. É musico radialista, líder comunitário e já participou de vários festivais da canção com musicas autorias. Participou ainda do projeto de Formação Cultural e Inclusão social (Ponto de cultura) Promovido pela associação de moradores do bairro que habita, além de festivais estudantis e festival toca Raul e Grito rock Tarauacá.
4.PROJETO FORRÓ NA FARRA - Autoria: Leandro Simões
A Banda "Forró Na Farra” atualmente é a única banda de baile existente em Tarauacá. Seus membros além de comporem a banda, fazem também apresentações individuais na noite, para sobreviverem. Durante a pandemia (período mais crítico) foram os primeiros a encerrar as atividades e como todos sabem estão sendo os últimos a voltarem. Uma apresentação em público com tempo para ensaios, escolha de um repertório bacana e boa divulgação será de grande significado para que o público conheça cada vez mais o trabalho do grupo e que os promotores de eventos, casas de show, bares, restaurantes e outros espaços possam valorizar mais os músicos locais. Junte-se a isso o componente cultural de uma apresentação musical, de divertir o púbico, serve de incentivo aos jovens para que se interesse por essa bela arte.
Leandro da Silva Simões é musico baterista desde sua adolescência. Tocava na escola com amigos até a fundação de sua primeira banda com no nome de AcoÍris da qual participava também o saudoso Giovanni Acioly. Depois foi para a Banda de rock TK7dois1 onde tocavam musica autoral, chegando a gravar um CD e participar do Festival Varadouro. Tocou vários festivais da canção, festivais gospel, todos os festivais “Toca Raul” e estudantis e animou festas e eventos em Tarauacá. Hoje, pai de família, militar corpo de bombeiros, continua na ativa. Além de tocar ele ensina criança a arte da batera. Juntou amigos e juntos fundaram a banda de baile “forró na farra”, prejudicada no seu início por causa da pandemia. Militantes da cultura em Tarauacá, é vice-presidente da recente criada Associação cultural Giovanni Acioly que vai ensinar arte da musica para crianças e jovens carentes de Tarauacá.
Projetos Financiados Pela Prefeitura de Tarauacá através do Edital Mozart Donizete Arte e Patrimônio-Formação Audiovisual Nº 001/2021.
Apoio:
Rádio Comunitária Nova Era FM
Fundação Giovanni Acioly