Escola Delzuite Barroso
A Secretária de Estado de Educação e Esportes Professora Socorro Neri, esteve em Tarauacá na manhã deste sábado, 9 de outubro, onde, na oportunidade, visitou as escolas Plácido de Castro, Delzuite Barroso, Rosaura Mourão e o espaço que está sendo reformado para armazenar a merenda escolar.
Escola Plácido de Castro
Nas Escolas Plácido e Delzuite, a secretária conversou com gestores, visitou as instalações e verificou ‘in loco’ para se certificar dos problemas apresentados, que não permitiram o início das atividades presenciais do ano levito. Socorro foi recebida pelos gestores Professor Nilson e Professora Alexandra.
Escola Rosaura Mourão
Na Escola Rosaura Mourão, que recentemente foi inundada pelas enchentes do rio Tarauacá, a secretária foi verificar como ficou a unidade após a reforma que recebeu resultado de investimentos realizados pelo Governo do Estado. A Diretora, Professora Jocilene Ozório recebeu e conversou bastante com a Secretária.
Local onde a merenda será armazendada em melhores condições
De acordo com a secretária, em todo o estado já se iniciou o processo de retorno gradual dos estudantes às escolas, o que não é obrigatório e os pais precisam autorizar. “É extremamente necessário fazermos essa retomada buscando corrigir as dificuldades por que passam nossas escolas, para que o retorno possa acontecer", disse Socorro.
Atualmente no Estado do acre, 287 escolas que já retomaram o ensino presencial, 112 estão passando por manutenção e outras 127 já estão na programação. “Esse trabalho intenso que estamos realizando tem como objetivo preparar as escolas pra receber novamente os estudantes com as atividades presenciais, fazendo boa acolhida, buscando, portanto, voltar a estabelecer o contado professor-aluno e a partir daí estabelecermos o foco maior na aprendizagem de todos”, destacou a secretária.
TARAUACÁ
Socorro disse que estava contente de vir a Tarauacá e poder visitar as escolas que ainda não iniciaram a fase presencial, conversar com gestores e verificar as necessidades. “Estou contente em saber que todo esse trabalho está sendo acompanhado pela Coordenadora do Núcleo da Educação local, Professora Janaina, que tem olhado as necessidades dos gestores, professores, pessoal de apoio, o transporte escolar, a merenda, etc. Inclusive mandamos iniciar a reforma de um espaço para armazenamento adequado da merenda e enviamos um caminhão frigorífico para fazer o transporte dos produtos perecíveis, uma vez que Tarauacá é polo dessa regional. Estamos contentes ainda pois, partir do dia 15 estaremos entregando o repasse no valor de R$ 4.500,00 para aquisição de computadores e mais R$ 300,00 para o pacote de internet aos professores que aderiram ao programa criado pelo governador Gladson Cameli, iniciaremos em breve a distribuição de laboratórios móveis de informática para atender as necessidades dos alunos. Há um trabalho grande que está sendo feito, portanto, de melhoria do ensino a partir de agora. Sabemos que há muito a ser feito, para que todas as escolas estejam em condições de retorno, que não aconteceu ainda em todas, porém, todas as providências já estão sendo tomadas, para que nesses cinco meses que faltam para o encerramento do ano letivo 2021, todo seja sanado”, finalizou a Secretária.
A Coordenadora do Núcleo da SEE em Tarauacá, Professora Janaina Furtado, acompanhou a Secretária Socorro Neri na visita que fez às escolas. Desde que assumiu, Janaina tem se dedicado e se empenhado juntamente com sua equipe, para garantir as melhores condições de funcionamento da educação da rede estadual no município. “Visitamos as Escolas Plácido de Castro e Delzuite que passam por problemas estruturais, além da Escola Rosaura Mourão da Rocha, a mais afetada com a última enchente e que recebeu a manutenção da SEE", declarou. Janaina disse ainda que os investimentos em Tarauacá ultrapassam mais de cinco milhões de reais, em reformas de escolas, envio de novos ônibus escolares, caminhão frigorífico, fornecimento de kits de cozinha, bebedouros, merenda, cadeiras escolar, contratação de professores, pessoal de manutenção e itens do protocolo sanitário. “São investimentos que estão sendo realizados somente no ano 2021. Continuamos firmes na honrosa e desafiadora missão educação”, relatou Janaina.
A Rede estadual em Tarauacá conta hoje com 103 escolas, com média de 9.200 alunos, distribuídos em 8 na área urbanas ( 5.400 alunos), 64 em áreas rurais (2. 400 alunos) e 31 escolas em aldeias indígenas (1.400 alunos).
Abaixo Vídeos da visita da Secretária às Escolas
Assessoria SEE
Nucleo Tarauacá