Cooperativa que trabalha com comercialização, secagem e armazenamento de grãos, fechou o ano de 2020 com resultados positivos

O cooperativismo com o passar dos anos ganhou uma força gigantesca, tanto que hoje, é responsável por quase 50% do PIB agrícola. São mais de 1.600 cooperativas em funcionamento no Brasil, tendo destaque o setor agropecuário, com cerca de 1.597 instituições e mais de 180,1 mil produtores cooperados.

Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro, de alguma forma, passa por alguma destas cooperativas.

E no estado do Acre não é diferente, os resultados são visíveis dia após dia, tanto que a Cooperativa dos Produtores Rurais da BR 317 – Cooperopção. Mostrou que se manteve firme durante o ano de 2020 e cheia de resultados positivos.

De olho no cooperativismo Agropecuário

Com o crescimento da cooperativa e com os resultados positivos, muitos agricultores vão se aproximando e se interessando pelo cooperativismo. Durante a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa, teve a inclusão de 10 novos cooperados, entre eles, o produtor rural e pecuaristas Valdir Sperotto, que está neste ramo há mais de 40 anos e mostrou sua gratidão e expectativa com sua entrada na cooperativa.

“Minhas expectativas para o futuro são muito grandes, e ser admitido nesta cooperativa está sendo muito importante, haja visto que, nós estamos com o cultivo de cereais no Estado, muitos produtores estão produzindo, a tendência é aumentar a produção, até porque é o futuro do nosso Estado, todo mundo espera que a produção cresça e com isso beneficie e haja muita distribuição de renda para todos.”

Independente de todas as circunstâncias, vivenciadas no ano de 2020, o cooperativismo se manteve forte e resistente.

Segundo o Presidente da cooperativa, Marcelo Vasconcelos, o ano foi super proveitoso, sem prejuízo e com uma ótima produção.

“O ano foi cheio de surpresa, devido a estas eventualidades por conta da pandemia, porém para nossa cooperativa, o ano foi muito rendoso, a safra da soja, por exemplo, teve um crescimento gigantesco, a plantação do milho teve um aumento, para nossa cooperativa, não tivemos dificuldades e nem percas e sim resultados, nossas atividades não pararam em nenhum momento.” Reiterou Marcelo.

AGO da Coop

Durante a realização da AGO da Cooperopção, em atendimento as diretrizes do Sistema em acompanhar e assessorar as cooperativas nos processos de gestão e produção. Se fizeram presentes os colaboradores do Sistema OCB/AC, a técnica do núcleo de monitoramento Maria Rita e a acadêmica do Curso de Bacharelado em Cooperativismo, do Departamento de Economia Rural, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Gabriela Sobreira.

Eleição

Na assembleia, foi realizada a prestação de contas, que fechou inclusive o ano de forma positiva, além disso, ocorreu a escolha dos integrantes do conselho fiscal e mudança no estatuto, onde a cooperativa passou a ser prestadora de serviços.

No conselho fiscal foi eleito como titulares: João de Lima, João Evangelista e Renato Souza, e como suplentes Francisco César, Raimundo Barbosa e José Ferreira. E para diretor financeiro, Maurício Araújo.

Sobre a Cooperopção

A Cooperativa dos Produtores Rurais da BR 317 – Cooperopção, é uma cooperativa do Ramo Agropecuário, atualmente possui mais de 60 cooperados.

A instituição desenvolve um trabalho diretamente com os produtores, fornecendo seu espaço para a comercialização, secagem e armazenamento dos grãos dentro dos silos.

O trabalho tem sido muito procurado no Estado, principalmente devido ao crescimento da produção da soja e outros grãos, no ano de 2020 a cooperativa armazenou cerca de 90mil sacas, o que gerou um faturamento próximos de 14 milhões de reais, segundo o presidente da cooperativa.


Agência MDX - ME - 30.833-546/0001-94
Enarde Fernandes - Analista de Sistemas
(68) 99973-2135 | 99226-2269 whatsapp

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem