Campanha de prevenção ao câncer de mama é lançada pelo Estado

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) lançou nesta quinta-feira, 8, a campanha “Um toque pode mudar sua vida – A prevenção é o melhor caminho”, como parte do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.

A campanha tem como objetivo estimular mulheres a realizar o autoexame da mama e o Papanicolau, teste que detecta alterações nas células do colo do útero, além da mamografia, exame de rastreio por imagem, que analisa o tecido mamário.

Campanha de combate ao câncer de mama foi lançada nesta quinta Foto: Pedro Devani/Secom.

Agência/Acre - As atividades que iniciariam neste 8 de outubro irão se estender até o dia 22, com ações nos abrigos estaduais de imigrantes, nos municípios e nos presídios femininos.

“O Outubro Rosa é um mês reconhecido internacionalmente, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. É um momento para nos cuidarmos, um simples toque pode salvar vidas. Não só esse mês, mas todos os dias devemos cuidar do nosso corpo, da nossa mente”, destacou a secretária da SEASDHM, Ana Paula Lima.

A ação que foi realizada pela Diretoria de Políticas para as Mulheres, contou com a participação das secretárias estaduais de Comunicação, Silvânia Pinheiro, e de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, a representante Global dos Povos Indígenas, Francisca Arara, a gerente de Assistência do Centro de Controle Oncológico do do Acre (Cecon), Carina Hechenberger e a enfermeira do Hospital de Amor do Acre, Garrilda Gabriela Oliveira.

“Fico muito feliz em um momento como esse, em nome do governo do Estado estão representadas aqui quatro secretarias, para atuarem no bem comum. Sei da importância que é o combate e a prevenção ao câncer de mama”, salientou o secretário de saúde, Alyson Bestene.
Exames

Durante todo o mês de outubro o Cecon realiza em suas dependências, mamografias agendas, palestras sobre autoexame da mama e prevenção do câncer de mama. Os atendimentos para a realização de mamografia podem ser feitos com agendamento nas unidades básicas de Saúde após atendimento pelo profissional de saúde.

No Hospital de Amor o atendimento é realizado de segunda a sexta. A interessada deve ter idade mínima de 25 anos para realizar o Papanicolau e 40 anos para a mamografia. Para o agendamento é necessário apresentar CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de endereço. 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem