TARAUACÁ: TUDO SOBRE A OPERAÇÃO POLICIAL DESTA QUINTA FEIRA - ESQUEMA DE DESVIO DE RECURSOS DA MERENDA ESCOLAR



Polícia cumpre sete mandados de prisão de envolvidos em esquema de desvio de recursos da merenda escolar


Investigação da Policia Civil, através da Delegacia de Combate à corrupção - DECOR e Departamento de Inteligência - DI, em parceria com a Controladoria Geral do Estado - CGE começou a cumprir, nesta quinta-feira, 07 mandados de prisão temporária, 20 mandados de busca e apreensão nas sedes de 4 empresas na capital, Tarauacá e Xapuri, além dos armazéns de merenda escolar da SEE, em Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

A justiça atendeu a representação da Polícia Civil e bloqueou, preliminarmente, R$ 5 milhões das contas dos investigados, além de tornar, temporariamente, indisponíveis bens móveis, imóveis e semoventes dos envolvidos. A operação policial já conta com 2 meses de investigação com foco em desvio de recursos públicos relacionados a merenda escolar sendo apuradas diversas práticas como: entrega de produtos e itens com qualidade inferior ao contratado ou em quantidade menor, além falsificado de documento público, falsidade ideológica e associação criminosa entre outros crimes e irregularidades previstas na Lei de Licitações e Contratos Públicos. O trabalho da Polícia Civil e Controladoria Geral do Estado - CGE conseguiu frear um desvio que poderia chegar a 22 milhões em contratos que ainda estão sob análise.


Deputado Manoel Morais diz que seu filho "matou a fome de milhares e não recebeu um centavo de abril a dezembro"

O deputado estadual Manoel Morais (PSB) saiu em defesa de seu filho, o empresário Cristian Silva Sales, denunciado por participação em um esquema de desvio de recursos da merenda escolar, que resultou na manhã desta quinta-feira (9) na Operação Mitocôndria desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Acre.

Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária, 20 mandados de busca e apreensão nas sedes de 4 empresas na capital, Tarauacá e Xapuri, além dos armazéns de merenda escolar da SEE, em Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

"Eu tô chegando a Rio Branco e não sei dizer exatamente o que está acontecendo. Só sei dizer que meu filho distribuiu alimento para 103 escolas aqui em Rio Branco, do pão a verdura, matou a fome de milhares, e não recebeu um centavo desde abril até dezembro. Não sei que de quem é má fé. Eu não tenho nada a esconder"disse o deputado.

A Justiça atendeu a representação da Polícia Civil e bloqueou, preliminarmente, R$ 5 milhões das contas dos investigados, além de tornar, temporariamente, indisponíveis bens móveis, imóveis e semoventes dos envolvidos. A operação policial já conta com 2 meses de investigação com foco em desvio de recursos públicos relacionados a merenda escolar sendo apuradas diversas práticas como: entrega de produtos e itens com qualidade inferior ao contratado ou em quantidade menor, além falsificado de documento público, falsidade ideológica e associação criminosa entre outros crimes e irregularidades previstas na Lei de Licitações e Contratos Públicos. O trabalho da Polícia Civil e Controladoria Geral do Estado - CGE conseguiu frear um desvio que poderia chegar a 22 milhões em contratos que ainda estão sob análise.

Manoel Morais afirmou que em nenhuma escola houve reclamação contra a empresa do filho dele.

"Em todas as escolas que foram entregues a merenda, nunca houve uma reclamação na capital e interior."

A cúpula da Polícia Civil deve se manifestar em coletiva às 10h.


Alan Monteiro, chefe do Setor de Merenda de Tarauacá é preso na Operação Mitocôndria

Ainda com relação aos desdobramentos da Operação Mitocôndria, desencadeada hoje pela manhã pela Polícia Civil do Acre, foi preso em Tarauacá, Alan Monteiro, chefe do Setor de Merenda da Prefeitura de Tarauacá.


Ele estava em sua residência quando foi surpreendido por agentes que executavam a Operação. Os agentes estiveram, ainda, no Setor de Merenda na busca de indícios que comprovem os atos de corrupção contidos na denúncia.


Delegado revela que empresas de fachadas foram usadas no esquema de fraude da merenda escolar


O delegado Valdinei Soares da Costa, que comandou a Operação Mitocôndria em Tarauacá, disse que além de Alan Monteiro, chefe do setor de merenda do município, mais uma pessoa foi presa. Um terceiro mandado não foi cumprido porque o endereço citado da empresa era de “fachada”.

Valdinei Soares disse que a Operação “Visa desmantelar o peculato, o furto na merenda do estado do Acre. Na cidade de Tarauacá era pra cumprir três mandados, acabamos cumprindo apenas dois porque um dos alvos existe praticamente o endereço só no papel, não existe a empresa fisicamente”, disse o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, Alan Monteiro foi autuado em flagrante pelo crime de peculato, ou seja, quando funcionário público se apropria indevidamente de bens públicos. Na casa dele, foram encontrados diversos itens da merenda escolar que deveriam estar no setor de merenda do município.


fonte das informações:
1. Assessoria da polícia civil
2. Site noticiasdahora

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem