Com a decisão da Justiça Federal a pedido da OAB - ACRE, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, poderá entrar na cidade de Tarauacáa partid de agora.
A juíza federal Franscielle Martins Gomes, da Justiça Federal no Acre, derrubou o decreto da prefeitura que determinava o fechamento dos acessos à cidade por conta dos riscos de contaminação pelo coronavírus.
De acordo com o advogado Everton Frota que é Procurador Jurídico do município, decisão da justiça será cumprida até que seja reformada. "A prefeitura entrou com um recurso, porém, enquanto o resultado não for analisado e a justiça se manifestar favorável ao município, a decisão da juíza terá que ser cumprida", declarou.
A população está revoltada e já fez duas manifestações contrárias a decisão da juíza, nas últimas 24 horas.
Tarauacá até agora graças ao rigor do decreto municipal e a proibição de entrada das pessoas não contabilizou casos de Covid-19.
A barreira sanitária continuará no local, porém, somente para controle e orientação às pessoas que chegarem ao município que fiquem em isolamento social (quarentena) em suas casas.
De acodro com o enfermeiro Iago Correia as que apresentarem sintomas serão acompanhadas pelas equipes da secretaria municipal de saúde.
"O problema são os casos assintomáticos que com a liberação da entrada, não teremos como acompanhar. As pessoas podem estar infectadas, espalhar a doença pelo município, contaminar dezenas de tarauacaenses com o corona vírus, mesmo sem apresentar os sintomas", disse Iago.