O deputado estadual Jenilson Leite (PSB), que é médico-infectologista, propõe que os acreanos voltem à normalidade de forma lenta, gradua e segura. “A doença é assustadora, mas atravessaremos essa pandemia porque já existe o mapeamento genético do vírus, fizemos o isolamento social e medicamentos e vacinas estão sendo testados”, declarou o parlamentar, criticando o governo federal por subestimar a doença e demorar na adoção de políticas públicas.
O parlamentar também criticou o governo do Estado que, segundo ele, não criou as condições para os atendimentos. “Não é só decretos. Precisamos de leitos, recursos, EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e respiradores mecânicos”, exemplificou, questionando ainda a terceirização de alguns serviços de saúde.
“Os acreanos irão completar um mês e duas semanas de isolamento social. Agora a população precisa saber o que de fato tem sido feito para enfrentar essa pandemia. Qual a condição de atendimento à população? É para isso que o governo propõe esse isolamento, para haver tempo de preparação. Constatei que o Acre não está preparado sequer com o básico para um aumento expressivo de casos. O que temos, até o momento, não guarda capacidade de atendimento a uma grande quantidade de casos que têm sido diagnosticados”, alertou.
Jorge Natal
Notícias da Hora