O Núcleo de Educação Estadual em Tarauacá, realizou a 1ª Formação Docente Unificada da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), destinada aos professores e também os coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual no município.
Nas Escolas São José e Plácido de Castro foi realizada a formação unificada para os professores do ensino fundamental, anos iniciais, profissionais do ensino fundamental e anos finais.
Na escola João Ribeiro, a formação foi exclusiva para os professores que trabalham no ensino médio regular.
Na Formação Unificada para Docentes enfatizou-se o tema "O Planejamento Escolar pautado na formação integral do aluno, no desenvolvimento de projetos e o uso efetivo dos instrumentos de rede", com os seguintes objetivos:
- Retomar os conhecimentos adquiridos inerentes ao Currículo de Referência Único do Acre;
- Reconstruir ações pertinentes ao desenvolvimento da integração curricular com os princípios que o professor deve ter para uma aprendizagem de qualidade;
- Conhecer o Decreto 9.765/2019 que instituiu a Política Nacional de Alfabetização – PNA;
- Refletir sobre a utilização dos Instrumentos de Rede e sua dinâmica de aplicação na escola;
- Orientar acerca da organização e execução dos Instrumentos de Rede na escola, principalmente no que concerne ao Plano de Curso Comum;
- Entender a avaliação diagnóstica como um processo primordial e ponto de partida para o trabalho na escola;
- Compreender que o processo diagnóstico deve ser feito continuamente a fim de perceber a real necessidade dos alunos;
- Reforçar o entendimento acerca de propostas de atividades que atuem durante todo o ano letivo em cima de temas como programa de leitura, inclusão curricular do tema étnico-racial e acolhida dos alunos.
Nos Anos Finais, a formação pautou-se no tema "As ações pedagógicas e o planejamento escolar pautados no Currículo de Referência Único do Acre, a partir de projetos e metodologias ativas", apresentando os seguintes objetivos:
- Recepcionar os participantes de forma acolhedora, com intenção de desenvolver o relacionamento interpessoal e a comunicação.
- Retomar o processo formativo inicial do Currículo de Referência Único do Acre, ano 2019, para o Ensino Fundamental Anos Finais, reescrito à luz da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que considera o desenvolvimento de competências e a formação integral dos alunos.
- Ponderar, a partir de estudo de caso, com relação à importância das habilidades socioemocionais presentes no Currículo de Referência Único do Acre.
- Retomar o conceito de competência e habilidade, bem como outros termos relacionados ao Currículo de Referência Único do Acre.
- Refletir sobre a função do coordenador pedagógico e docente, enfatizando a importância de suas ações voltadas para o ensino na escola.
- Enfatizar a importância dos Instrumentos de Rede e sua aplicabilidade na rotina escolar.
- Evidenciar a Equipe Docente e pedagógica como facilitadoras e incentivadoras dos projetos desenvolvidos na Escola.
- Vivenciar com os professores uma metodologia ativa World café com o objetivo de estimular o corpo docente a adotar metodologias voltadas para o protagonismo e aprendizagem dos alunos;
- Apresentar as mudanças em cada componente que o Currículo de Referência Único do Acre proporciona concernente aos professores, aos alunos, ao planejamento, às metodologias e às relações entre os componentes.
A Escola de Ensino Médio João Ribeiro trabalhou os seguintes temas:
- TGE – Tecnologia de Gestão Educacional aplicada aos instrumentos de Rede (PGP, Plano de Curso e Sequência Didática).
- Articulação das ações estratégicas no planejamento docente.
- Marcos legais da Base Nacional Comum Curricular.
- Articulação do Currículo de Referência Único de Ensino Médio do Acre com a BNCC - Estrutura da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no contexto da Educação Básica.
Fonte: Blog do Nucleo