Uma grande manifestação de fé através da numerosa procissão, marca hoje o encerramento da Festa de São Francisco no município de Tarauacá, realizada tradicionalmente pela comunidade católica entre os dias 25 de setembro a 4 de outubro.
A cidade recebe muitos visitantes vindos de outros municípios e até de fora do Acre, como também a população rural de Tarauacá.
Na terra em que São José é o padroeiro oficial, São Francisco de Assis é o Santo mais popular e festejado pelo povo do município.
A festa, em devoção ao santo acontece há mais de 60 anos, através de um novenário promovido pela igreja católica.
Durante esses dias a cidade vive em torno da festa católica.
Em frente à igreja, são instaladas barracas para comercialização de alimentos e no entorno são instalados parques de diversão, jogos e outras estruturas comerciais.
No palco instalado próximo à igreja são realizados leilões, bingos, shows, concurso de boneca viva e a grande missa de encerramento do evento.
Do lado de dentro, os padres conduzem as missas com a igreja sempre lotada com pessoas de diversos lugares do estado e zona rural do município.
Famílias ribeirinhas, moradores dos ramais e gente da cidade chegam para agradecer as bênçãos recebidas e pagar as suas promessa ao São Francisco de Assis.
Durante o percurso da procissão os fieis carregaram a estátua de São Francisco fazendo orações e cantado louvores, com velas nas mãos.
Por conta do grande numero de romeiros que participam da caminhada, um grupo de membros da igreja realiza as orações e os louvores no estúdio da Rádio Comunitária Nova Era FM, que transmite para todo o município.
Carros de som sintonizados na emissora são espalhados em diversos pontos da procissão para que a população possa acompanhar os cantos e as orações. Pessoas também levam rádios portáteis.