TARAUACÁ: JÁU DE 55 QUILOS PESCADO NO RIO GREGÓRIO


Um jaú, pesando aproximadamente 55 quilos, foi pego  no município de Tarauacá, região do baixo Rio Gregório na última quinta feira, 7 de março, pelo jovem Josimar Araújo.


O peixe de água doce chamado Jaú é conhecido popularmente como Jundiá-de-Lagoa, tem o nome científico de Paulicea luetkeni.


Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica, do Paraná e do Prata (regiões Norte e Centro-Oeste, além dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná).


O Jaú habita canais de rios, cachoeiras, poços profundos, junto às margens das baías. É um peixe piscívoro, alimentando-se de peixes de escama durante a época seca. Fica escondido nos poços criados por cascatas, à espreita dos peixes que sobem os rios para a desova, atacando-os com voracidade. A fêmea do Jaú com 70 kg apresenta ovários com 4 kg, com mais de 3,5 milhões de óvulos.

O Jaú é considerado um dos maiores peixes de couro da região Amazônica e, certamente, da região Neotropical. Sua cabeça é bastante ampla e achatada, enquanto que o corpo se afina bastante rapidamente em direção à cauda. Possui boca bem desenvolvida e nadadeiras peitorais e dorsal com espinhos. Sua coloração é parda ou verde-azeitona e o ventre, esbranquiçado. Pode atingir 1,90 m de comprimento e mais de 100 kg de peso.

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem