A Rede Sustentabilidade, legenda fundada pela acreana Marina Silva- ex ministra do Meio Ambiente do Brasil, foi a primeira sigla partidária no Estado a realizar sua convenção para oficializar os nomes que irão disputar as eleições de outubro. O evento foi na sede da sigla, na sexta-feira (20), em Rio Branco ( capital).
No ato partidário, os militantes, por unanimidade, homologaram o nome da vereadora taraucaense Janaína Furtado para disputar o cargo de governadora, tendo como vice na chapa o porta-voz estadual da legenda, Julio Freitas. Da mesma forma, o nome do ex-reitor da UFAC Minoru Kinpara foi escolhido para disputar o cargo de Senador da República, sendo a Joyce sua primeira suplente.
Além disso, a Rede Sustentabilidade definiu os onze nomes que irão disputar o cargo de deputado estadual e dois federal. Dentre os nomes que concorre ao legislativo acreano, tem o do professor e radialista Raimundo Accioly. Já na disputa pela Câmara Federal, o nome mais conhecido é do Carlos Gomes, que já concorreu a prefeitura de Rio Branco em 2016.
Janaína Furtado será a primeira mulher na história da política acreana a disputar o cargo mais alto do executivo estadual. Formada em pedagogia, ela é prrofessora da rede municipal de educação do município de Tarauacá, sua terra natal. Também está no exercício do segundo mandato no parlamento local.
A família da candidata da Rede ao comando do Estado, tem um histórico vitorioso na política acreana. Sua tia já foi deputada federal (Adelaide Neri) e sua prima é prefeita de Rio Branco ( Socorro Neri). O pai dela também já foi vereador por dois mandatos consecutivos.
O candidato ao Senado, o professor universitário Minoru Kinpara, foi gestor por dois mandatos consecutivos da Universidade Federal do Acre. Na sua gestão, a Universidade atingiu os melhores índices educacionais da história da academia. Minoru conseguiu levar curso superior aos 22 municípios do Estado, com formação nas de matemática, pedagogia, português e biologia . Além da implantação do curso de direito no Campus Floresta no município de Cruzeiro do Sul.
O Partido ainda aguarda a movimentação política para fechar as alianças no campo proporcional e majoritário.
No âmbito nacional, o partido vai concorrer à presidência da república com a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva.
Por Leandro Matthaus