Coluna Política na Toca do Coêlho, 13-07-2016

2 meses do governo Michel Temer- PMDB
O governo do presidente interino, Michel Temer- PMDB, próximo há completar dois meses, tem sido considerado pelos principais analistas políticos e renomados economistas, como um governo economicamente correto e politicamente vulnerável, encaminhou ao Congresso Nacional 14 Medidas Provisórias, 01 Projeto de Emenda à Constituição e 17 Projetos de Lei.

Nova eleição na Câmara dos Deputados
Na próxima quarta-feira, acontecerá a eleição mais concorrida, para o cargo mais cobiçado: o novo presidente, do mandato tampão da Câmara dos Deputados, que administrará a Casa, até 31 de janeiro de 2017, já conta com 14 candidatos na disputa. O novo presidente, além de administrar um dos maiores orçamento da República, poderá se tornar o vice-presidente da República, caso se confirme o afastamento em definitivo, da presidente Dilma Roussef- PT.

Principais forças políticas
· O centrão, que é formado pelo grupo que elegeu o deputado Eduardo Cunha- PMDB, conta com o apoio do PTB, PMDB, PRB, PSC, PSD, PR, SD, PEN, PHS, PROS, PSL e PTN, totalizando, 167 votos;

· Aliança inusitada, formada por PT, PDT, REDE, PC do B e PSOL, formam 98 votos;
· A candidatura Maia, tem o apoio do DEM, PPS, PSDB e PSB, somam 120 votos.

Fiel da balança
O PMDB, com 66 deputados e o PP, com 47, passam a ser, os fiéis da balança neste processo eleitoral.

Pedido do TRE- AC
O desembargador Roberto Barros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, formulou um pedido ao TSE, no sentido de aumentar o teto dos gastos das campanhas para prefeito e vereador, nas eleições de 2016, percebendo, que em conformidade às novas regras, são incompatíveis com a realidade acreana.

Eleições 2016
· Nas eleições de 2016, teremos 532 mil eleitores em todo o Estado do Acre;
· Em Rio Branco, contabilizamos 241 eleitores;
· De 20 de julho a 5 de agosto, acontecerão as convenções partidárias, que confirmarão as candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereadores;
· Após as convenções os partidos ou coligações, terão o prazo de 24 horas, para encaminhar as suas respectivas atas ao Tribunal Regional Eleitoral.

Nova candidatura em Rio Branco
Surgiu mais uma candidatura a prefeito de Rio Branco, trata-se, da pré-candidatura de Carlos Gomes da Rede Sustentabilidade, que terá a presença da ex-senadora e ex-ministra, Marina Silva, para o lançamento, que acontecerá em breve.

Diretório Estadual do PRB- AC
Continua grande a expectativa no meio político acreano, para saber se o deputado Alan Rick, vai levar o partido para a oposição, ou se permanecerá na FPA. Os opositores, já dão como certo que Alan Rick, se unirá ao grupo de oposição. Segundo informações, estão acontecendo conversas com os pré-candidatos e lideranças partidárias, para que o novo presidente tome uma decisão coletiva.

A chapa dos sonhos
Conversando com dirigentes do PSD, os mesmos não deixam escapar que a chapa dos sonhos, seria formada, pelo deputado Alan Rick- PRB, tendo Marfisa Petecão- PSD, de vice. Segundo eles, seria a chapa da renovação e dos dois candidatos mostraram que tem votos, em Rio Branco.

PV sai da Frente Popular de Sena Madureira
O deputado Nelson Sales- PV retirou o seu apoio à publicitária Charlene Lima, que por sua vez desistiu de sua candidatura a prefeita da capital do Iaco. Segundo informações, Nelson Sales- PV, que tem uma base política sólida no município, poderá indicar o vice de Toinha Vieira- PSDB, ou se for chamado pelas lideranças, poderá encarar o desafio da candidatura.

Mano Rufino de Sena Madureira
O prefeito Mano Rufino- PSB, do município de Sena Madureira, após passar dificuldades administrativas, em função da situação em que encontrou a Prefeitura, da à volta por cima, realiza várias obras na cidade, se articula, forma ampla aliança política e volta para a disputa se beneficiando, pela divisão dos candidatos no campo de oposição.

PSB sai da Frente Popular de Feijó
O vice-prefeito de Feijó, Claudio Braga, saiu da Frente Popular de Feijó e aliou-se, ao candidato do PP, Kief Cavalcante.

Novos Superintendentes dos cargos federais

· INCRA: Na cota do PMDB, foi indicado o advogado Eduardo Ribeiro, com vasto conhecimento de projetos voltados para o desenvolvimento da economia da Amazônia.
· AGRICULTURA: Foi indicado, o servidor do respectivo órgão, com larga experiência profissional, José Denis Moura.

Mobilização Política em Tarauacá

· A jovem Rhana Viana foi eleita Miss Tarauacá- 2016, em uma grande festa, realizada no Clube da Maçonaria da cidade;

· Entrega de equipamentos: Parte da população ficou revoltada com a entrega dos equipamentos (máquinas), realizada pela vice-governadora do Estado, no último sábado, por serem máquinas sucateadas. Segundo os opositores, são ações eleitoreiras, no sentido de tentar influenciar no processo eleitoral de 2016;

· Vedação eleitoral: Partidos de oposição preparam ação para cassar as pretensões do prefeito Rodrigo Damasceno- PT, por ter participado da solenidade pública de entregas dos equipamentos mencionados anteriormente, já que é pré-candidato a reeleição e este tipo de exposição é vedada pela legislação eleitoral;

· Inauguração intempestiva da Escola Ricardo Damasceno: Aproveitando a presença de autoridades no município, a administração municipal, inaugurou a nova escola, denominada Ricardo Damasceno, com todos os equipamentos para o pleno funcionamento. Para a revolta da população, na segunda-feira, com a chegada dos servidores, professores e alunos, foram orientados a voltar para a escola velha, porque a nova escola não tinha fossa séptica. A revolta foi generalizada;

· Licitação que chamou atenção: Após a divulgação pela Contilnet, do edital de uma licitação, na modalidade de pregão, no valor de R$ 1.268,510, (hum milhão, duzentos e sessenta e oito mil e quinhentos e dez reais), os tarauacaense buscavam entender, em que iria se gastar tanto, em momento de crise financeira.

· Resposta da administração: Segundo a assessoria da prefeitura, o valor seria para adquirir camisetas, bonés, calças e chapéus, para serem utilizados nas ações das Secretarias de Educação, Saúde, Promoção Social, etc. E que o órgão, só pagaria o material utilizado;

· Candidaturas confirmadas: A Frente Popular de Tarauacá confirmou a chapa que apresentará para o pleito de 2016: reeleição do prefeito Rodrigo Damasceno- PT e como vice, Chagas Batista- PC do B;

· PDT rompe com a Frente Popular de Tarauacá:

Um forte grupo político, liderado pelo dep. Jesus Sérgio- PDT resolveu em não apoiar a reeleição de Rodrigo Damasceno-PT. Segundo informações, abraçaram a pré-candidatura do ex-vereador Chico Batista- PP e estão em conversas com o PSD de Marilete Vitorino.

· Candidatura de Marilete Vitorino-PSD: A direção do PSD de Tarauacá confirmou que Marilete Vitorino, será a pré-candidata do partido e busca formar uma ampla aliança com os partidos de oposição.

· Vereador Mirabor Leite- PMDB: A direção partidária, apresentou o pré-candidato Mirabor Leite, apostando na volta do 15 às ruas. Segundo informações, o PMDB busca o entendimento de uma composição e união dos partidos, na capital do abacaxi;

· Paulo Ximenes em Singapura: O tarauacaense e secretário geral do Partido da República- PR, a convite do prefeito de Salvador ACM Neto, encontra-se em Singapura, participando do curso de aperfeiçoamento político e mapeamento eleitoral. Um curso realizado em parceria com a ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas e a Universidade Asiática de Singapura. Paulo Ximenes promete através desses novos conhecimentos, fortalecer o seu partido e a candidatura da Missionária Antonia Lúcia, nas eleições de 2018.

Operação Licitações
A Polícia Federal desarticulou as empresas que fraudavam licitações, na manhã desta terça-feira, com 12 mandados judiciais, sendo quatro de condução coercitiva, quatro de prisão e quatro de busca e apreensão. Havia uma espécie de simulação de concorrência. Assim, apenas empresas marcadas ganhavam os processos licitatórios. O grupo pode ter movimentado, aproximadamente, R$ 22 milhões.

Os filhos ilustres do Jordão
Os jovens e atletas Kézio, Kinei e Cleiton, considerados como filhos ilustres do Jordão pelas vitórias conquistadas, e por se tornarem referência para a sua geração, estarão participando do Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo, entre os dias 14 a 17 de julho, em São Paulo. Fica a torcida da coluna e da população do Jordão, para que sejam bem sucedidos em mais um campeonato.

Mobilização de Brasiléia:
· A justiça de Brasiléia determinou a indisponibilidade dos bens e bloqueio das contas do prefeito Everaldo Gomes- PMDB e dos proprietários responsáveis pelo show artístico, realizado dia 03 de julho, no conhecido carnaval fora de época, em comemoração ao aniversário da cidade;

· O vereador Joelson Pontes- PP prepara o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito, neste próximo final de semana.


e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem