TARAUACÁ; SEDE PRÓPRIA DO IFAC É INAUGURADA NO MUNICÍPIO


Autoridades dos Poderes Públicos, Parlamentares, Autoridades Educacionais e Comunidade Tarauacaense se reuniram na manhã desta sexta feira onde mai suma vez o assunto em pauta foi EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR. Dessa vez, foi para celebrar a construção da Sede Própria - Campus Tarauacá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, inaugurada nesta sexta-feira, dia 27 de maio, às 10 horas da manhã. A sede fica localizada no chamado "anel viário",as margens da BR – 364 a 1.800 metros da região central do município. A nova unidade de ensino irá possibilitar a ampliação de 200 para 1.300 vagas de cursos técnicos e superiores para atender a regional os município de Tarauacá-Feijó e Jordão.


O Campus Tarauacá possui 3.779,52 m² de área construída com 10 salas de aulas, auditório com capacidade para 200 pessoas, biblioteca com acessibilidade, dois laboratórios de informática, laboratórios de línguas, biologia, química, matemática e física, além de salas administrativas como de professores, registro escolar, coordenações, direção, data center, depósitos e outras. 



De acordo com a Diretora de Obras e Infraestrutura do IFAC, Professora Janara Alexandre da Silva Vasconcelos, parte da área externa como estacionamento, guarita e calçadas está sendo conclusa após o período chuvoso na região. Este é o primeiro campus construído pela gestão do Instituto Federal do Acre. Os campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira foram construídos pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM em contratos firmados antes de 2009, quando ainda não havia sido nomeado nenhum reitor pro tempore para o IFAC. Já o prédio do Campus Xapuri foi doado numa parceria da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, sendo posteriormente reformado pelo IFAC para adequação da oferta de cursos técnicos e superiores.


As atividades do Instituto Federal do Acre em Tarauacá iniciaram em 2013 com a oferta de cursos de formação inicial e continuada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Naquele mesmo ano o Ministério da Educação autorizou o funcionamento do Campus (Portaria nº 993, de 07/10/2013). 



No início de 2014 a primeira oferta de cursos técnicos foi na modalidade de Educação a Distância (EaD) em um prédio alugado na região central do município. Em 2015, após estudo sobre a necessidade de profissionais na região, foram ofertadas as primeiras turmas presenciais de cursos técnicos integrado ao médio de Agricultura e Florestas. Em consonância com os arranjos produtivos locais, a gestão do IFAC participa ativamente das proposições públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão no município, como atividades esportivas, culturais, de acessibilidade e de organização territorial. O Campus Tarauacá também avançou a proposição dos primeiros cursos de formação inicial e continuada nas aldeias da regional em Feijó e Tarauacá. O Pronatec-Indígena tem o acompanhamento da Fundação Nacional do Índio – Funai e organizações não-governamentais. No dia 8 de maio de 2016, a presidenta da República, Dilma Rousseff, fez a inauguração simbólica do Campus. A reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos e o diretor Geral da Unidade, prof. Sérgio Guimarães da Costa Flórido, estiveram em Brasília para receberem a placa que foi agora descerrada nesta sexta-feira, dia 27, com a comunidade tarauacaense. Na dia 27 de maio de 2016 - Numa bonita solenidade com a presença de autoridades, educadores, estudantes e comunidade, a obra foi entregue para a sociedade. 


Fotos: Edilene Silva

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem