Coluna Política na Toca do Coêlho, 22-04-2016


Palácio do Planalto
A crise política tem causado um verdadeiro transtorno na relação institucional entre a titular, presidente Dilma Roussef- PT e seu vice-presidente, Michel temer- PMDB. Com a viagem da presidente Dilma a Nova York, sequer houve, a protocolar transmissão de posse. O Palácio do Planalto está vazio, a deriva e sem comando.

Aspecto complicador para a presidente
O Supremo Tribunal Federal- STF incluiu menções à presidente Dilma, a Lula e a Temer, em interrogatórios da operação Lava Jato, nos trechos da delação do senador Delcídio do Amaral.

As agressões de Dilma Roussef- PT
Os ministros do Supremo Tribunal Federal- STF estão incomodados, com o comportamento da presidente Dilma-PT, que para se defender, tem dito reiteradas vezes, que está sendo vítima de um “golpe”, em relação ao processo de impeachment. Destacam que a presidente está equivocada e aumentando a crise institucional, já que o impeachment é uma ferramenta que consta na Constituição Brasileira.

Comissão Especial do Senado Federal 
A Comissão Especial do Senado Federal formada por 21 senadores titulares e 21 suplentes, que analisará a admissibilidade da denúncia, encaminhada pela Câmara dos Deputados, se reunirá na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, às 16h para, após eleição, escolher o presidente e o relator. Estão indicados o senador Raimundo Lira- PMDB, maior bancada, para presidente e o senador Antonio Anastasia- PSDB, indicado pelo maior bloco para relator e assim, iniciar os seus trabalhos.

Placar do impeachment no Senado Federal
Segundo os bastidores, o placar no Senado Federal, em relação ao impeachment da presidente Dilma, é o seguinte:

48 a favor
20 contrários
02 indecisos
02 não responderam
09 não se manifestaram.

Ministros exonerados
Os ministros Helder Barbalho- PMDB, do Esporte e Eduardo Braga- PMDB, Minas e Energias, da cota do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, entregaram os seus respectivos cargos à presidente Dilma.

Processo de Dilma- PT e Michel Temer- PMDB, no Tribunal Superior Eleitoral- TSE.
A Ministra Maria Thereza, relatora no TSE das quatro ações que propõem a cassação da chapa Dilma - Temer, referente às eleições de 2014, autorizou a polícia federal fazer diligências e coleta de provas para embasar as denúncias apresentadas.

STF adia decisão quanto à posse do Lula como ministro
Com o adiamento da decisão sobre o impedimento do ex-presidente Lula assumir o cargo de ministro- chefe da Casa Civil e obter foro privilegiado, em conformidade a decisão de liminar oferecida pelo ministro Gilmar Mendes, o governo continua parado e sem estabelecimento de metas governamentais.

PEC por eleições Já!
Foi protocolada, nesta terça-feira, dia 19 de abril, uma Proposta de Emenda Constitucional, que prevê a realização de novas eleições presidenciais, em outubro de 2016, com o apoiamento de 26 senadores. Segundo eles, o vice-presidente Michel Temer - PMDB, não tem legitimidade para governar.

A descoberta
Após uma corrida desesperada por parte da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, a todos os deputados federais, para barrar o impeachment, somente após a derrota, é que descobriram e passaram a divulgar que 298 senhores deputados respondem processo na justiça. 

Como passar o Brasil a limpo
Após causarem as crises política, econômicas institucional, ética, moral e de credibilidade, parando o país e causando a alta da inflação, desemprego, desgoverno e fechamento de empresas diariamente, todas as autoridade envolvidas em escândalos e desvios de recursos públicos, deveriam ser destituídas de seus cargos.

A situação de nossos mandatários, na linha sucessória:
A presidente Dilma Roussef- PT, responde pelo processo de impeachment, em tramitação no Senado Federal, processo de abuso de poder econômico junto ao TSE, podendo ser cassada, nos próximos 20 dias e acusações de ter recebido recursos desviado da operação Lava Jato, para as suas eleições de 2010 e 2014.

O vice-presidente Michel Temer- PMDB tem acusações de recebimento de recursos da operação Lava Jato e reponde processo no TSE, de abuso de poder econômico, referente às eleições de 2014, como membro da chapa de Dilma.

O deputado Eduardo Cunha- PMDB, presidente da Câmara dos Deputados, responde processo junto ao Conselho de Ética da Casa, por ter mentido, que não teria dinheiro em contas no exterior, em paraíso fiscal e acusado de ter recebido recursos de propinas da Operação Lava Jato.

O senador Renan Calheiros- PMDB, presidente do Senado Federal- PMDB, responde acusações de ter também recebido propina da operação Lava Jato e aguarda quatro ações, que se encontram na PGR, serem encaminhadas para o STF, pedindo para investigar os delitos.

Sistema Político Brasileiro
O nosso sistema político brasileiro apodreceu. A facilidade de criar, vender e negociar partidos, o aparecimento da janela eleitoral, que incentiva as negociatas e desmoraliza a boa política brasileira. O aumento do valor do fundo partidário foi uma verdadeira afronta à sociedade. Os valores dos salários, verbas indenizatórias, verbas de assessorias e emendas parlamentares, em comparação aos demais salários das categorias profissionais são um desrespeito aos milhões de trabalhadores que pagam suas contas com o salário mínimo.

BR- 364
O presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, da Assembleia Legislativa, deputado Jesus Sérgio- PDT, e demais integrantes, fizeram uma vistoria na BR- 364, no trecho Rio Branco- Tarauacá, acompanhados de técnicos do DNIT e engenheiros do DERACRE e, constataram as péssimas condições da estrada, bem como, a situação da cabeceira da ponte de Tarauacá. Segundo os órgãos responsáveis, não há dinheiro para as necessárias recuperações. 

103 anos de emancipação político-administrativa de Tarauacá
Tarauacá estará comemorando no próximo dia 24 de abril, os 103 anos de fundação, caminhando em busca do seu promissor desenvolvimento. Na oportunidade, esta coluna, reconhece e destaca os relevantes serviços prestados à população de Tarauacá, a colaboração, de todos os prefeitos, vereadores, os representantes do poder judiciário, os representantes da sociedade civil organizada, bem como, à população tarauacaense, que em suas épocas contribuíram para o desenvolvimento de nossa Tarauacá. Somos conscientes que muito já foi feito e que ainda temos muito a fazer, mas com união e compromisso social, haveremos de conquistar grandes vitórias. Parabéns a terra amada, à nossa querida e inesquecível Tarauacá.

24º aniversário do promissor município do Jordão
Vasta a programação, que será desenvolvida, pelo prefeito Elson Farias- PC do B, Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada, com a participação da população, em geral, nas comemorações do 24º aniversário do Jordão, no próximo dia 28 de abril.

politicanatocadocoelho@gmail.com

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem