TARAUACÁ: Turma de Produtor de Embutidos e Defumados começa aulas práticas


A última disciplina do curso é justamente a de produção de embutidos e defumados, com carga horária de 80 horas/aula 100% prática, ministrada pela professora Tatiane da Silva Oliveira. A primeira atividade realizada foi no Açougue Novo Porto, propriedade do empresário Ezi Aragão, no dia 31 de março. Começamos as aulas de campo com a identificação das técnicas utilizadas na fabricação de embutidos. Os alunos observaram o processo desde a escolha dos cortes bovinos, até a produção de linguiças. Acompanharam todas as etapas - moagem da carne com toucinho, corte das tripas e as misturas dos ingredientes e temperos até o enchimento, armazenagem e tempo de prateleira da linguiça de carne bovina” explicou a professora Tatiane.


Na sequência, dias 1º e 02 de abril, as aulas práticas foram no lar de idosos Novo Hamburgo. Os alunos utilizaram as técnicas passadas na teoria para a fabricação de hambúrgueres. Espessuras, condimentos, formatos, congelamento e cozimento. Tudo foi observado na prática. "Como o hambúrguer é bastante utilizado nos fast-foods, quem o produz tem grande possibilidade de ganhar a tão sonhada independência financeira, abrir o próprio negócio e com grandes possibilidades de sucesso. O que anima muito as nossas alunas do Pronatec/Mulheres Mil, programa que tem essa missão de retirar mulheres da situação de vulnerabilidade social”, ressaltou a docente Tatiane.


A coordenadora adjunta do Pronatec na regional Tarauacá-Envira, Daiana Araújo, destacou o trabalho feito pela equipe que se empenha para a execução deste curso. “É muito importante vê a motivação das mulheres do curso nas aulas, temos conseguido cumprir os objetivos graças ao empenho da professora Tatiane, orientadora pedagógica Catiana Veras e principalmente com a parcerias de empresários e instituições de Tarauacá”, ressaltou a coordenadora adjunta do Pronatec na regional Tarauacá-Envira, Daiana Araújo.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertado pelo Instituto Federal do Acre – IFAC/ Câmpus Tarauacá, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem carga horária total de 200 horas e encerra no dia 16 de abril. A cerimônia de certificação está prevista para o dia 22 de maio. Até lá, os alunos ainda participarão de outras atividades de campo.

Fotne: http://pronatec.ifac.edu.br

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem