Acre tem todas as vagas preenchidas na primeira chamada do Mais Médicos

Vagas do Mais Médicos para o Acre foram
preenchidas na primeira chamada
(Foto: Caroline Roque / Imprensa HC Unicamp
Todas as 13 vagas disponíveis para o estado do Acre pelo Mais Médicos, do governo federal, foram preenchidas por profissionais com CRM do Brasil na primeira chamada do programa em 2015, segundo informações do Ministério da Saúde. No estado, seis cidades solicitaram profissionais: Acrelândia, Cruzeiro do Sul,Rio Branco, Porto Walter, Feijó e Tarauacá.

Os profissionais têm até 20 de fevereiro para se apresentar nos municípios e dar início ao registro. De acordo com Leila Lopes, da Referência Estadual do Ministério da Saúde para o Mais Médicos, apesar de o estado ter preenchido todas as vagas, os candidatos ainda podem ser desclassificados ou desistirem.

"Os municípios estão recebendo os profissionais e a partir disso, eles devem fazer uma validação no sistema para o ministério homologar. Até que isso aconteça, os médicos podem ser impedidos por alguma incompatibilidade com os critérios do ministério. E mesmo sendo contemplados, têm aqueles que não se apresentam. Nós só temos certeza se vamos receber os 100% quando chegar a data de homologação", explica. 

O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na data prevista não poderá participar das outras chamadas. Caso ainda tenham vagas disponíveis até o dia 20 de fevereiro, outras duas chamadas vão ser realizadas pelo programa. "Tem três chamadas, nós fizemos só a primeira até agora. Se não completar, tem uma segunda seleção a partir de abril, dessa vez com brasileiros que estudaram no exterior ou estrangeiros", explica Leila.

Mais Médicos - O Ministério da Saúde divulgou no dia 11 de fevereiro que 95% das 4.146 vagas ofertadas no novo edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas na primeira chamada por profissionais brasileiros. No dia 2 de março, eles já começam a trabalhar na assistência à Saúde. Dos 1.294 municípios que abriram vagas, 1.227 foram contemplados parcial ou integralmente. Ao menos 67 municípios não tiveram nenhuma vaga preenchida. Do total de cidades, 273 aderiram ao Mais Médicos pela primeira vez.

Atualmente, 14.462 médicos atendem no programa em 3.785 municípios e em 34 distritos indígenas. Desse total, 1.846 são brasileiros formados no país, 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros, e 11.429 são médicos cubanos. Para 2015, a previsão é de que o Mais Médicos tenha 18.247 profissionais atendendo em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. A expectativa é de que 63 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o novo edital.

Veriana Ribeiro
Do G1 AC

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem