IFAC certifica novos profissionais pelo PRONATEC nas regionais Juruá e Tarauacá-Envira

Quase mil pessoas foram certificadas pelo Instituto Federal do Acre em curso de formação inicial e continuada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC esta semana nas regionais do Vale do Juruá e Tarauacá-Envira.

Em Cruzeiro do Sul uma cerimônia coletiva reuniu novos profissionais de 15 cursos diferentes dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro. A solenidade aconteceu no Teatro dos Náuas no dia 29 de outubro. O Coral Popular do IFAC teve participação especial com apresentação dos Hinos Nacional e Acreano e um pouporri da Música Popular Brasileira.

Em Feijó, foram certificados seis turmas de Avicultores, Piscicultores, Auxiliares de Recursos Humanos, Agentes de Desenvolvimento Cooperativistas e Cuidadores Infantis. A entrega dos certificados foi na Câmara Municipal, no dia 30.

Já em Tarauacá quase 300 pessoas foram certificadas em oito turmas de seis cursos diferentes. A cerimônia aconteceu no dia 31 de outubro e contou com a estreia do Coral de Tarauacá, que apresentou o hino da cidade, emocionando a todos os presentes. O grupo de ex-alunos do PRONATEC do IFAC contou com o apoio do Coral Popular do IFAC, que também se apresentou sob a regência do Prof. Emerson Gaspar.

A reitora do Instituto Federal do Acre, Profª Drª Rosana Cavalcante dos Santos e a diretora Sistêmica de Projetos Especiais, entre eles o PRONATEC pelo IFAC, Jailene Soares, participaram de todas as solenidades junto com os respectivos diretores gerais dos Câmpus Cruzeiro do Sul e Tarauacá, Prof. Marcondes Nicácio e Prof. Sérgio Flórido, além das coordenadoras do PRONATEC nas duas regionais, Profª Aline Maria Araújo da Silva e Profª Ana Paula Pinheiro. A delegada substituta do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, senhora Fátima Duck, também esteve presente em todos os atos. Representantes das unidades da SEAPROF, SEDENS e dos CRAS também prestigiaram a conclusão dos cursos.

Na avaliação da reitora do IFAC, o PRONATEC está mudando a história de milhares de acreanos. “Temos muitos depoimentos efetivos do resultado positivo deste programa para o mundo do trabalho. Além de ser uma ação coletiva de várias instituições públicas e privadas numa só direção. Quando o parceiro demandante escolhe bem o curso, conforme a vocação econômica da região, e o público, não há evasão e o aproveitamento é surpreendente”, comentou.

Um exemplo deste sucesso é o da jovem Ionara da Silva, de 18 anos. Ela fez o curso de Auxiliar Administrativo em Tarauacá com a expectativa do primeiro emprego. Mal conclui a formação e já foi empregada em uma loja de roupas no município. A empregadora, senhora Fabiana Monteiro, elogiou a qualidade do serviço prestado resultante da qualificação profissional.

“Na cidade e no campo, os cursos do PRONATEC estão servindo como um impulso que vai além do econômico, pois serve também como um incentivo a educação continuada, isso dá mais liberdade para o cidadão e como consequência o desenvolvimento social acontece”, ponderou a coordenadora Geral do Pronatec.

Os cursos ministrados pelo IFAC nas regionais do Vale do Juruá e Tarauacá-Envira tiveram como demandantes os Ministérios do Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, das Comunicações e da Educação. As Secretarias de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), Pequenos Negócios (SEPN), Desenvolvimento da Indústria, Comércios e Produtos Sustentáveis (SEDENS), da Educação (SEE) e a Polícia Militar foram parceiros da demanda. Bem como as Prefeituras Municipais através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e demais secretarias.

Comunicação Pronatec
pronatec.com@ifac.edu.br

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem