Aeroporto de Tarauacá |
Para realizar a distribuição das urnas em locais de difícil acesso, a Força Aérea Brasileira (FAB) utiliza a cidade de Tarauacá como ponto estratégico para realizar o abastecimento dos dois helicópteros H-60 Black Hawk que estão participando da operação.
De acordo com o Major Danys Martins de Oliveira, oficial de operações do Esquadrão Harpia da FAB, a cidade está sendo utilizada por ficar entre os municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. "Estamos usando Tarauacá como base de apoio, onde é realizado o abastecimento", diz.
A medida permite aumentar a autonomia das aeronaves e dar mais agilidade ao processo de distribuição. O combustível é retirado do tanque do avião C-105 Amazonas, abastecido emCruzeiro do Sul, e transferido para um tanque flexível.
Cerca de oito oficiais da FAB estão realizando a operação e são designados para levar as equipes, formadas por mesários e oficias de segurança, para as 42 comunidades isoladas do Acre. "Temos equipes distribuídas em polos regionais, em cidades como Sena Madureira, Feijó e Assis Brasil. Todas essas localidades ficam entre Cruzeiro e Rio Branco. Essas equipes estão sendo recolhidas e distribuídas nas comunidades", afirma.
Forças Armadas nas Eleições
O Ministério da Defesa mobilizou cerca de 15 mil militares das Forças Armadas para atuar no segundo turno das eleições de 2014. Cerca de 280 localidades vão contar com auxílio dos militares em 15 estados da Federação.
Os estados que receberam o reforço precisaram apresentar solicitação junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que as encaminharam para análise e deliberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em todo o país, 89 localidades devem receber apoio logístico para entrega de urnas e transporte de pessoal da Justiça Eleitoral. No Acre, em 42 locais só é possível levar as urnas por meio dos helicópteros.
Informações de Veriana Ribeiro
Do G1 AC