Se as eleições fossem hoje, o governador Tião Viana (PT) seria reeleito no primeiro turno. É o que revela pesquisa do instituto Vox Populi, concluída dia 18 deste mês. Na pesquisa estimulada, o governador aparece com 54% dos votos. Os dois candidatos da oposição, Márcio Bittar (PSDB) e Tião Bocalom (DEM) estão, tecnicamente, empatados. O tucano tem 20% e o democrata 18%. Ainda segundo a pesquisa, 3% dos eleitores consultados estariam dispostos a votar em branco e 7% estão indecisos. A pesquisa foi feita em todo o Estado.
Em Rio Branco, a performance do governador é melhor, Viana aparece com 52%, Márcio Bittar 20 % e Tião Bocalom 17%. Na capital, segundo a pesquisa, 3% dos eleitores consultados votariam em branco e 7% se dizem indecisos. A pesquisa deixa claro que o crescimento do deputado federal Marcio Bittar se deu junto aos eleitores que estariam dispostos a votar em Tião Bocalom, uma vez que o percentual obtido pelo governador é praticamente o mesmo registrado nas duas pesquisas anteriores.
Ainda segundo a pesquisa, apesar de ter sido deputado estadual, candidato ao Senado em 2002, a prefeito em 2004 e ao governo em 2006 e está exercendo mandato de deputado federal, Márcio Bittar ainda é desconhecido. Basta dizer que 21% dos eleitores o conhecem apenas por nome, 50% o conhecem, mas não muito bem. Apesar 28% dos eleitores consultados afirmam que conhecem bem o pré-candidato da oposição. Os mesmo percentuais foram obtidos em relação ao outro pré-candidato da oposição, ex-prefeito de Acrelândia Tião Bocalom.(AM).
Dilma também lidera
A Presidente Dilma Rousseff, segundo pesquisa Vox Populi, também seria reeleita no primeiro turno. Ela aparece com 46% das intenções de votos. O candidato do PSDB, ex-governador de Minas Gerais e atual senador Aécio Neves tem apenas 17%. O ex-governador Eduardo Campos (PSB) aparece com 12%; O pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 3% e o candidato do PSTU, José Maria obteve somente 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Pela pesquisa, 4% votariam em branco e 16% ainda não sabem em quem votar.
Na pesquisa espontânea, o desempenho de Dilma é bem menor, mas mesmo assim também ganharia no primeiro turno. A Presidente lidera com 24%. Aécio Neves tem 6%; Eduardo Campos 3%; Marina Silva e Lula da Silva teriam 1%; outros candidato obtiveram 1%. Além disso, 2% dos eleitores votariam em branco e 16% não sabem em quem votar.
Perpétua lidera disputa pela vaga no Senado
A pré-candidata ao Senado pela Frente Popular do Acre, deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) lidera a disputa pela vaga no Senado. Segundo dados da pesquisa Vox Populi, a comunista teria 46% das intenções de votos seria eleita se a eleição fosse hoje. O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) está em segundo com 37% e o candidato do PMN, advogado Roberto Duarte Junior é o terceiro com 4%. Pela pesquisa, 2% dos eleitores votariam em branco e 11% estariam indecisos.
Dados da pesquisa confirmam previsões feitas por cientistas políticos. No Juruá o deputado federal Gladson Cameli aparece em primeiro com 73% das intenções de votos. Perpétua Almeida aparece em segundo lugar com 20%. Já o candidato do PMN, Roberto Duarte Junior não pontuou em Cruzeiro do Sul, onde 1% votaria em branco e 5% estão indecisos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 11 de Junho, realizou 1.100 entrevistas e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, dia 18 de Junho, sob o Nº Ac-00022/2014(AM).A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 11 de Junho, onde foram entrevistado 1.100 pessoas e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, dia 18 de Junho, sob o Nº Ac-00022/2014(AM).
Fonte da Informação: http://www.oriobranco.net/