Projeto pode tornar o Acre o maior produtor de açaí do Brasil

AÇAÍ é a nova tendência de consumo no Brasil - Foto: Cedida
Quem ainda não tomou um copo de açaí com farinha e açúcar ou até mesmo sem nada? Para os acreanos nãoimporta o acompanhamento – ou a falta dele -, o indispensável mesmo é ter açaí na mesa. Planta nativa da região rica em proteínas, fibras e lipídios, com a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o açaí é a nova tendência de consumo no Brasil. Mais esse não é o único indicador que vem animando um grupo de empresários no Acre.
O consumo de frutos do Açaí é estimado em torno de 180.000 toneladas ano, o que representa cerca de 95% da produção no Brasil. De acordo com o SEBRAE, o extrativismo do Açaí, em grande escala, representa hoje para as populações ribeirinhas, uma das principais fontes de renda e subsistência.
As possibilidades de aumento da produção natural, com novos plantios, coincidem com uma demanda insatisfeita do mercado Nacional, cada vez mais estimulado pela mídia, que tem divulgado de forma considerável as propriedades nutricionais do suco de Açaí e seus derivados.

Acre é o terceiro maior produtor de açaí do Brasil

De acordo com o Ministério da Agricultura e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com a participação de 1,4% o Acre é o terceiro maior produtor de açaí do Brasil, com 1.000 toneladas/ano. O Estado divide a fatia de 15% produzida pelos estados do Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantis. O maior produtor é o estado do Pará, com 85%.
Leia a matéria completa no Pagina20

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem