TARAUACÁ: SUCESSO DE PÚBLICO E ORGANIZAÇÃO NO CARNAVAL DO CENTENÁRIO

O Carnaval do Centenário de Tarauacá

O carnaval de Tarauacá, realizado pela prefeitura do município com apoio de boa parte do empresariado local e grande participação popular, pode ser considerado um marco na história dos grandes eventos promovidos pelo poder público do município. A nova administração municipal tendo à frente o jovem prefeito Rodrigo Damasceno, quando decidiu realizar a festa mesmo sem apoio financeiro do Governo do Estado, sabia que teria que se desdobrar para garantir uma infraestrutura mínima de som, iluminação, palco, músicos, segurança, ornamentação e etc... O carnaval de Tarauacá marcaria o início das comemorações do centenário do município e teria que ser especial. 

Alegria até na preparação do carnaval

Foi, então, que entrou em cena o empresariado local disposto a contribuir com a administração mesmo com apenas um mês de mandato. O secretário de Cultura João Maciel fez os primeiros contatos e o prefeito Rodrigo fez visitas, contatos telefônicos, reuniões, viajou para Rio Branco e os resultados começaram a aparecer. 

Ornamentação sendo preparada

Depois de garantido o financiamento do evento a equipe de organização passou a correr contra o tempo para preparar a festa. Montou-se um palco, contratou-se músicos locais, locou-se equipamento de som e instituiu-se uma verdadeira “força tarefa” para dar conta do Carnaval do Centenário. 

Prefeito presente em todas as noites

Um simples portal construído em madeira na entrada da avenida onde foram instalados os banners com a logomarca do evento e os nomes de todos os apoiadores pode ser considerado o símbolo de como é possível o poder público realizar ações com inteligência e economia. 

Secretário de Cultura João Maciel

Diante da realidade imposta pela falta de recursos financeiros e tempo escasso, a jovem administração encarou os desafios, superou os obstáculos, realizou uma grande festa e recebeu muitos elogios da população. “Parabéns pela organização”. Essa foi frase mais ouvida pelos membros da administração. Da banquinha de vender bombom, passando pelas pequenas indústrias de confecções e chegando aos grandes empresários do comércio e de serviços, podemos dizer que o volume de negócios no período do carnaval foi muito melhor do que o esperado. 

Polícia Militar

Ressaltamos ainda, que as medidas de segurança adotadas pela administração surtiram efeitos positivos. Reuniões com as polícias e seguranças particulares contratados para garantir o sossego dos foliões, estabelecimento de um único local de entrada e saída dos participantes com o fechamento de ruas, revistas com detector de metais e outras formas de abordagens, renderam um saldo de zero lesão corporal. As ocorrências que aconteceram na área do evento e as pessoas conduzidas para a delegacia foram todas consideradas leves. 

distribuição de preservativos

Uma equipe de profissionais de saúde com campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e atendimento de urgência e emergência, esteve presente durante a realização dos quatro dias de festa e não constatou nenhum caso grave. O carnaval foi tranquilo e ninguém se machucou. 

Prefeito no meio dos foliões

O prefeito ficou as quatro noites junto com os foliões e fez questão de agradecer pessoalmente as pessoas que compareceram, ao evento. Logicamente, que se cometeram ainda muitos erros a serem corrigidos e que foram decorrentes da falta de experiência, recursos e tempo suficiente. 

Avenida lotada durante as 4 noites de folia

Estima-se o comparecimento de uma média de cinco mil pessoas por noites, nas três primeiras noites e, oito mil pessoas somente na última noite, o que totaliza um público geral de mais de 20 mil pessoas. Esse público se divertiu, consumiu comida, bebida, produtos do comércio e serviços e foi responsável pelo sucesso da festa. 

Músicos da folia

Para finalizar, destaco aqui a participação dos cantores e dos instrumentistas do nosso município. Como se diz no popular “tinha pra todo gosto”. Marchinhas tradicionais, axé e arrocha foram os ritmos mais tocados nas quatro noites de festa. 

Martinha e Diouro

Cantores já consagrados no município como Diouro, Aldomir, Arigó e Martinha, dividiram o palco com a juventude da estreante Mística e os cantores Randersom, Romário e Giovanni. Alem disso, a qualidade dos nossos instrumentistas que seguraram a onda: Frank e Rui Silva (guitarristas), Shula e Tamaio (baixistas), Leandro e David (bateristas), Daniel e Japão (tecladistas), Elionei e Jessé (metaleira), Sabrício (percussão) e o técnico de som Edgar Sonorização. 

Prefeito Rodrigo Damasceno

Quando se usa o instrumento da política para favorecer a coletividade todos colhem bons frutos, exceto os corruptos de plantão. Essa foi à lógica das atitudes da nova administração para a realização do carnaval do centenário no município de Tarauacá. Em breve, será apresentada ao público a prestação de contas do evento. 

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem