Biraci, Yawá e Chagas Batista
A Terra Indígena do Rio Gregório, Município de Tarauacá é composta de nove aldeias somando cerca de 900 habitantes, sendo elas: Matrinchâ, Amparo, Ywarany, Sete Estrelas, Tibusso, Escondido, Muntum, Nova Esperança e Timbaúba (Catukinas), localizadas no alto Rio Gregório, há sete horas em pequenas embarcações.
Desde a última segunda feira, 4 de fevereiro, os habitantes das aldeias estão sob estado de alerta, devido ao possível aparecimento de índios arredios, conhecidos popularmente por “índios brabos”.
O alerta do cacique
O Cacique Biraci Brasil, da Aldeia Nova Esperança, com quase 500 habitantes e considerada a 'Capital dos Yawanawás", está em Tarauacá para pedir ajuda do poder público municipal, Estadual e Federal. Preocupado com a situação, Biraci diz que o problema poder ser delicado e que já fez contato com Funais, Secretaria Estadual dos Povos Indígenas, Antropólogo e Sertanista Terry Aquino e Prefeitura de Tarauacá.
“viemos em busca de ajuda dos órgãos e dos poderes públicos, pois, estamos preocupados é com a segurança desses parentes que nós não conhecemos, mas, queremos protegê-los”, afirmou o cacique.
foto demonstração (Aldeia Nova Esperança)
Na última segunda feira, 4 de fevereiro, conta o cacique, que estava numa reunião com cerva de 400 pessoas, quando foi avisado que do outro lado do rio, dois velhos moradores avistaram cerca de 20 “índios brabos” que apareceram no local. Imediatamente, reuniu a segurança da aldeia, mandou que todos se abrigassem e foram em busca dos invasores. Quando os arredios os avistaram, correram por uma área de um antigo campo de futebol, se embrenharam numa mata fechada, deixando apenas os rastos. Biraci diz anda que 60% de sua reserva faz fronteira com o peru e os arredios provavelmente vieram de lá.
O prefeito em exercício Chagas Batista recebeu o Cacique na tarde de ontem em seu gabinete e colocou a prefeitura à disposição dos indígenas para ajudar no que for possível.