OPERAÇÃO "RECONQUISTA"
TARAUACÁ - Depois de uma semana de muita tensão, por conta da onda de violência em Tarauacá, que teve como marco principal o assassinado de um jovem com requintes de crueldade e, ainda, a violação de seu túmulo, as autoridades do Estado tiveram que se manifestar publicamente, além da adoção de medidas duras de combate ao crime no município.
BLOG, SITES, RÁDIOS DIVULGARAM O ASSUNTO
REPERCUSSÃO - A repercussão só foi possível devido a ação dos comunicadores populares do município, que alertaram ao povo e às autoridades, através das rádios locais, redes sociais, TV, com forte repercussão na imprensa acreana e nos poderes públicos. Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa e Governo do Acre e Forças de Segurança, tiveram que debater e adotar medidas duras.
TERÇA FEIRA – Os Deputados Moisés Diniz, Líder do Governo e Valter Prado, Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da ALEAC, fizeram discursos no plenário da casa, sobre a situação de Tarauacá. Independentemente das visões dos deputados sobre o assunto, o fato é que a resposta do Governo veio rapidamente.
Deputado Moisés Diniz , Vereadores de Tarauacá e Cúpula da Segurança
QUARTA FEIRA - O Líder do Governo Deputado Moisés Diniz, reuniu em Rio Branco, os vereadores de Tarauacá e a cúpula da segurança no Estado. O Deputado propôs uma uma Operação Especial de Emergência e, no início do ano, uma Audiência Pública com a participação das autoridades de segurança, o Prefeito Rodrigo Damasceno, Os novos vereadores, autoridades do judiciário e a sociedade civil organizada, para discutir as saídas para os problemas da segurança no município.
Secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner
QUINTA FEIRA – O Sistema Integrado de Segurança, depois de reunião com o Corregedor geral da Polícia Civil, Carlos Flávio, o Secretário de Segurança Pública Ildo Renir Graebner e o Comandante da Polícia Militar, Coronel José Anastácio, veio a público, reconheceu e afirmou que haviam sim indícios de maior incidência de crimes no município, especialmente no Bairro da Praia. VEJA NOTA OFICIAL AQUI.
QUINTA FEIRA - Autoridades de segurança do município receberam a ordem para preparar uma operação de emergência para promover uma saturação, com identificação de autores de delitos e encaminhamento dos mesmos à justiça.
Policiais Civis e Militares preparam a ação
SEXTA FEIRA - Ainda era madrugada, quando Policiais Civis e Militares se reuniram no auditório da Delegacia de Polícia, para conhecer os detalhes da operação. Por volta das 5h da manhã, a mega operação foi iniciada com os policiais divididos em vário grupos se deslocando para os locais suspeitos, para as abordagens planejadas.
Forças Policiais
AS FORÇAS DE SEGURANÇA - A ação, mobilizou grande aparato policial, com policiais civis e militares de Tarauacá, Feijó, Rio Branco, e participação do Ministério Público e da Juíza de direito. Cerca de 50 homens e mulheres das forças de segurança sob o comando dos Delegados de Polícia Civil, Dr. Samuel de Tarauacá, Dr. Aléx de Feijó, Major Luiz Gonzaga, Comandante da PM de Tarauacá, Pelotão Especial COE-TK e 2 policiais do BOPE-Rio Branco com cães farejadores, foram para as ruas nas primeiras horas do dia e cumpriram vários mandados de busca e apreensão.
Muita droga apreendida
O RESULTADO - No final da tarde, o Delegado de Tarauacá Dr. Samuel, juntamente com o Major PM Gonzaga concederam entrevista coletiva à imprensa local e fizeram um balanço positivo da operação.
O Trabalho dos forças de segurança, resultou na prisão de 26 suspeitos de envolvimento nos crimes de tráfico de drogas, arrombamentos, roubos e furtos, além de supostos envolvidos em homicídios. Todos foram presos e conduzidos para o delegacia de Polícia. Com eles, a polícia encontrou muita cocaína e maconha, além de bicicletas, aparelhos de som, câmeras digitais, computadores, celulares, jóias, armas brancas, armas de fogo, eletrodomésticos e outros produtos de origem suspeitas.
População acompanhou toda a movimentação
O POVO: A população acompanhou toda a movimentação, pela Rádio Comunitária Nova Era FM, que dedicou sua programação da sexta feira, para transmitir ao vivo as informações direto da delegacia. Vários curiosos foram para as proximidades da delegacia acompanha o movimento. Nos bairros, quando policiais passavam com os presos o povo aplaudia e agradecia.
OPERAÇÃO RECONQUISTA
O ESTADO É FORTE: A "OPERAÇÃO RECONQUISTA" Mostrou aos criminosos que o Estado é mais forte e tem condições de combater a criminalidade com planejamento, infra estrutura necessária, unidade das forças e do efetivo local. A participação da população foi fundamental na operação. Graças a ela, os policiais já dispunham de muitas informações sobre a localização dos suspeitos.
Adolescente com uniforme escolar, portando droga
ADOLESCENTES NO CRIME: Como suspeitavam os policiais, observou-se grande participação de adolescentes envolvidos em crimes. Muitos menores foram presos entre os 10 membros da suposta quadrilha que assassinou o jovem Leandro. A Polícia chegou a prender um adolescente com uniforme escolar, pronto para ir à escola portando entorpecentes.
Parte da droga apreendida
O AGRADECIMENTO: As Policias Militar e Civil, agradecem o apoio e o reconhecimento que receberam dos jornalistas, políticos, religiosos, Judiciário, Ministério Público, do demais poderes públicos e da sociedade de um modo geral.
VEJA AS FOTOS DA OPERAÇÃO NO PORTAL TARAUACÁ