O ministro da Integração Nacional,Fernando Bezerra Coelho, disse nesta sexta-feira (24) que o governo federal autorizou a destinação de R$ 3 milhões para o governo estadual do Acre e R$ 2 milhões para a prefeitura da capital Rio Branco. Segundo o ministério, o dinheiro será usado no atendimento às vítimas da enchente no estado.
Bezerra Coelho sobrevoou na manhã desta sexta as áreas afetadas pela enchente no estado para fazer uma avaliação dos estragos causados pela chuva. Segundo a Defesa Civil, seis cidades estão alagadas devido às cheias dos rios, que afetam mais de 80 mil pessoas.
O ministro também afirmou que o governo federal estuda a antecipação do pagamento dos benefícios do Bolsa Família para as famílias inscritas no programa e afetadas pela enchente.
Bezerra Coelho disse ainda que, “em um segundo momento”, o governo fará o levantamento do investimento necessário para a recuperação de toda a infraestrutura danificada pela inundação.
“Este é um trabalho que será feito nos próximos 30 ou 45 dias, quando as águas baixarem e quando as equipes municipais, coordenadas pelo governo do estado, puderem identificar a necessidade de investimentos”, disse.
O ministro classificou a enchente como "a maior inundação da história do Acre". Segundo ele, quase 800 homens das Forças Armadas e 80 bombeiros da Força Nacional de Segurança estão atuando no auxílio às vítimas.