Definição de Tarauacá depende de Rio Branco
As candidaturas majoritárias da Frente Popular nos diversos municípios do Acre para as eleições 2012, serão definidas a partir do entendimento que os partidos que a compõem selaram, para compor o que eles chamam de geopolítica estadual.
As composições nos municípios e nas regionais têm como objetivos estratégicos, o fortalecimento dos principais colégios eleitorais do estado com vistas às eleições para governador. É natural que nos municípios cada um dos principais partidos da Frente Popular, apresentem seus nomes para o debate interno, porém, a definição não depende necessariamente das forças políticas municipais. Evidentemente, que em alguns municípios isso não acontece e a Frente Popular se divide.
Em Tarauacá não será diferente. A escolha do candidato ou candidata para a disputar a prefeitura do município dentro da Frente Popular, só vai acontecer depois da definição do nome que vai disputar a prefeitura da Capital. Perpétua Almeida pelo PCdoB ou Macus Alexandre pelo PT. Se o candidato for do PT, quem assume a candidatura em Tarauacá é o PCdoB e vice-versa. A situação do PDT é indefinida.