Filho de Tarauacá brilha nos palcos de Teatro do Brasil e agora vai para Europa.

 
O TESC – Teatro Experimental do SESC fará sua primeira turnê internacional. O grupo que já se apresentou em vários teatros pelo o Brasil, incluindo capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, está de malas prontas rumo à França com a peça teatral “A Paixão de Ajuricaba” do diretor e dramaturgo Márcio Souza (autor de “Galvez, Imperador do Acre” e “Mad Maria” romance que inspirou a minissérie homônima da Rede Globo). 

“A Paixão de Ajuricaba” retrata um dos episódios das guerras indígenas ocorridas na Amazônia no século XVIII, entre os portugueses e os manaú, aguerrida nação aruaque que através de seu líder Ajuricaba, mobilizou uma confederação de povos do rio Negro e resistiu por oito anos contra a ocupação lusitana. Em 1728, derrotados por uma poderosa força militar, Ajuricaba caiu prisioneiro e, quando era transportado para Belém onde seria vendido como escravo, atirou-se agrilhoado às águas da baía do rio Negro, em frente ao forte de São José da Barra, origem da cidade de Manaus. 

Quem assume o papel do guerreiro Ajuricaba é o ator acreano Efrain Mourão de 28 anos. Nascido em Tarauacá, vive em Manaus há 14 anos e a partir de 2003 integrou ao elenco do TESC com a volta das atividades da Cia. que teve um hiato de 20 anos. 

Efrain Mourão é ator há 10 anos na capital amazonense e já tem em seu currículo mais de 15 peças teatrais e viagens pelo o Brasil. Em 2008 ganhou o Prêmio Jurupari de Melhor Ator no 5º Festival de Teatro da Amazônia e atualmente é graduando do curso de teatro da UEA – Universidade do Estado do Amazonas. 

O TESC é uma atividade do Centro Social do SESC Amazonas e foi fundado em 1968. Sob a direção do dramaturgo e escritor Márcio Souza, o grupo busca, em primeiro lugar, investigar e aprofundar os conhecimentos do teatro em suas diversas funções, em segundo lugar, encenar espetáculos da grande dramaturgia e peças que reflitam o processo histórico da Amazônia e, em terceiro, abrir espaço para manifestações culturais dos povos indígenas ameaçados de extinção. 

Ficha técnica: 

Elenco: 

Efrain Mourão – Ajuricaba 

Carla Menezes – Inhambú 

Daniely Peinado – Pajé 

Robson Ney Costa – Guerreiro Manaú 

Emerson Nascimento – Irmão Carmelita 

Dimas Mendonça – Comandante Português 

Sidney Fernandes – Dieroá / Teodósio 

Equipe Técnica: 

Objetos de Cena – Nonato Tavares 

Coreografia – Daniely Peinado 

Produção Executiva – Robson Medina 

Direção e Texto – Márcio Souza 

Turnê Francesa - Apresentações: 

Dia 11 – 20:00 horas – Théâtre ADEC – Rennes. 

Dia 15 – 20:00 horas – Théâtre Raul Julien – Toulouse. 

Dia 19 – 20:00 horas – Théâtre Antoine Vitez – Aix en Province. 

Dia 21 – 20:00 horas – Sala Vila Lobos – Paris.

Efrain é filho do casal Manoel Mourão e Ivanilza. Ele viaja neste domingo, 08/01, para apresentar-se na Europa com a peça "A Paixão de Ajuricaba".

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Este é meu amigo Efrain Mourão...uma fera no Teatro, grande garoto. Sou fã e amiga. Sua estrela está brilhando alto meu amigo. Beijão.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem