Nossas Crianças Longe das Drogas
Na tarde desta quarta feira fui convidado para participar de um grande ato que aconteceu no clube da maçonaria promovido pela Polícia Militar do Estado do Acre.
Talvez tenha sido esse o encontro mais importante que eu tenha participado em 2011 e com muito orgulho posto em minha página para que todos tomem conhecimento de que ainda existem pessoas e instituições comprometidas com a defesa e o futuro de nossas crianças.
Centenas de crianças, sorridentes, vestindo camisetas brancas e nelas uma frase estampada dizia: "NOSSAS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS"
O ato marcou o final de mais uma etapa do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, com a entrega de certificados para cerca de 340 alunos do 5º ano das escolas da Rede Estadual de Ensino, com idades de 11 e 12 anos.
Durante 10 semanas as crianças participaram do curso e receberam noções básicas de cidadania e prevenção ao uso e abuso de drogas.. Os participantes foram auxiliados a desenvolver técnicas eficazes de resistência à violência.
O Sargento PM Quirino e o Soldado Cavalcante foram os policiais responsáveis pelas atividades do curso com apoio do comando da PM e da Secretaria de Educação do Estado.
Em 2011, infelizmente e por negligência da administração municipal, o programa não atendeu alunos das escolas da Rede Municipal. Esperamos que em 2012 essa situação não se repita.
A solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes estadual e municipal, comando da Policia Militar, gestores e professores das escolas públicas e familiares das crianças.
O Major Gonzaga, Comandante da Polícia Militar de Tarauacá, disse ao Blog do Accioly que essa ação da Polícia Militar é uma forma de se combater o tráfico e o consumo de drogas com o que se convencionou chamar de PREVENÇÃO.
O PROERD É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.
O PROERD iniciou, também, o programa para Educação Infantil. Seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.