O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que os cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, até aqueles ministrados em instituições privadas, serão gratuitos.
Uma portaria, programada para ser publicada nesta semana, garantirá aos cursos na área de educação o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Os professores que quiserem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente. Haddad creditou ao ex-presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático.
O anúncio da gratuidade dos cursos foi feito durante o 7º Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin), na última sexta-feira.
Escrito por Lane Valle - lanevalle@pagina2.com.br