A partir desta data atá o dia 10 de outubro, leitores do blog poderão votar na enquete ao lado, se concordam ou não com o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Tarauacá. Esse debate vem sendo realizado em todo o país. Então vote você também.
Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20/08, que cria 24 faixas para o número de vereadores de acordo com a população dos municípios. Os municípios com até 15 mil habitantes terão nove vereadores, enquanto os municípios com mais de 8 milhões de moradores terão 55 vereadores. Com as mudanças, haverá mais 7.343 vereadores no país. Tarauacá poderá subir para 13 o número de cadeira para vereadores, a partir das próximas eleições.
eu sou totalmente contra, se 9 vereadores não fazem nada, imaginem 13 o que seria do dinheiro público sem fiscalização da câmara, acredito eu, tivesse apenas 1 era o suficiente para assinar os documentos necessários, temos denuncias que até lei estão fraldando que vergonha emmmm....
ResponderExcluirNão tem "serviço" nem pra 9! pra 13 , pior ainda! pelo menos é o que os nossos vereadores pensam, pois não se ver na cidade nemhuma demonstração do trabalho dos atuais vereadores.
ResponderExcluirOlha eu sou a favor sim.. Nao adianta querer fugir da realidade.. O tiao Viana nao tentou mudar o horario do ACRE...baseado que o Acre é Brasil e nao pode viver distante da realidade de outros estados,cidades...Tarauacá é Brasil e tá crescendo assim como outras cidades brasileiras... Nao adianta dá uma de salvador da patria dando exemplos de honestidades... Alegando que nao sou a favor... que diferença faz.. se existe alguem que é contra?...
ResponderExcluirse vcs forem esperar colocar politicos que trabalham na camara de vereadores irao morrer doidos.. pq quem trabalha vai cuidar do que é seu.. nao vai andar atrás de pirangagem de politica nao....
Primeiro é necessário esclarecer que o aumento do numero de vereadores não implica em aumento de gastos, isso porque no caso de Tarauacá, a Câmara já gasta o limite máximo permitido pela legislação Brasileira, que é de 8% do orçamento do município.
ResponderExcluirSegundo, é importante obesrvar a história e como funciona o processo de escolha nas eleições e representação parlamentar em nosso país. Geralmente quem tem mais chances se eleger é quem têm grandes esquemas financeiros pra comprar votos.Raramente aparece um candidato popular como o mais votado.
Isso indica e mostra que quanto menos vagas mais favoráveis às forças retrógradas e influencia do poder econômico e de grupos que usa a política para fazer negócio.O candidato investe um determinado valor de recursos conforme o que ele pode ter retorno no salário, nas verbas de gabinete e nas negociatas.
Feita essas observações, entendo que a é mais fácil melhorar a qualidade na quantidade do que concentrando o numero de vagas. Quanto menor for o numero de vagas, maior é oferta para compra de votos.
É lamentável dizer que, a maioria dos vereadores que hoje estão nas câmaras, não foram eleitos pelo voto consciente, se a representação da câmara de Tarauacá não tem uma boa qualidade, é porque foi eleita através de processo viciados, ela é fruto do nível de consciência dos eleitores.
Para melhorar a qualidade da representação da municipal de Tarauacá precisamos ter nela a presença de lideres comunitários, sindicais, indígenas, da juventude consciente e de outros seguimentos organizados e com compromissos éticos e sentimentos de justiça.
Por isso, acho que esse debate precisa ser mais bem esclarecido para não caímos em armadilhas que parecem moralizadoras, mas na essência é exatamente o contrário.
PS: É uma opinião de quem já participou de varias eleições, eleito três vezes vereador de Tarauacá e que não pleiteia mais tal função.
Sinceramente para a população em geral não importa o número de vereadores, mas sim o trabalho que irão exercer em prol da sociedade que clama por melhores dias, por dicisões justas, sem coerção dos mais fracos. O que eu acho que deveria aumentar seria o número de mulheres na câmara. Pois como todos sabem só temos uma vereadora.Diversifar o gênero da política em Taraucá, implicaria em da voz e vez à mulheres que talvez, e assim espero não gerem só a mudança e sim façam a diferença.
ResponderExcluirSe os tem já não fazem nada, pra contratar mais pessoas para ganhar sem trabalhar?
ResponderExcluirIsso é uma palhaçada mesmo!