Razões para guardar os sábados



Olá Professor Aciolly,


Chamo-me Francinei e todos os dias acesso o seu Blog, e vi uma matéria postada hoje que muito me chamou a atenção, é uma matéria postado por Bruno César concernente ao dia de guarda bíblico, não tenho nenhuma formação teológica, mais gostaria de deixar o meu pensamento sobre o assunto apresentando 24 razões para guardar o dia de sábado. 


Versículo Bíblico de hoje: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
Êxodo 20. 8,9,10 e 11 (4º Mandamento da Lei de Deus, que o próprio Deus escreveu)
Passagens do Antigo Testamento

1º) O Sábado [Sétimo Dia] é um dos itens da Lei dos Dez Mandamentos[Êxodo 20.1-17].
2º) O próprio Deus, ao criar o mundo, guardou o Sábado (dando-nos exemplo) pois, no sétimo dia, descansou, o abençoou e o santificou[Gênesis 2.3].
3º) Santificar o Sábado é um pacto entre nós e Deus, um sinal externo, visível, uma declaração pública de que reconhecemos que o Senhor Jeová é o nosso Deus [Ezequiel 20.12].
4º) Guardar o Sábado [Sétimo Dia] é um sinal exterior, uma evidência externa que nos torna cientes que Deus nos está santificando [Ezequiel 20.20].
5º) É o memorial da Criação, isto é: o marco que nos lembra que Deus é o Criador do Universo [Êxodo 20.8-11].
6º) É o memorial da Justificação pela Fé, da nossa libertação do jugo satânico, da nossa redenção em Cristo Jesus [Deuteronômio 5.12-15].
7º) O Sábado [Sétimo Dia] vai de Éden a Éden, pois também na Nova Terra, isto é: no Paraíso, será observado pelos salvos por toda a eternidade [Isaías 66.23].
8º) Deus chama o Sábado [Sétimo Dia] de o ‘Meu santo dia" [Isaías 58.13]. Se a palavra ‘domingo’significa ‘Dia do Senhor’, então o verdadeiro Domingo [‘dia do Senhor’] não é o do primeiro dia da semana e sim o Sétimo Dia.
Passagens do Novo Testamento
9º) O Senhor, reverenciado e adorado ao se guardar o Sétimo Dia, é Jesus Cristo, o ‘Senhor do Sábado’[Marcos 2.28].
10º) Guardar o Sétimo Dia é uma demonstração de nosso amor a Deus [João 14.21].‘O cumprimento da Lei é o amor’ [Romanos 12.10]; ‘E o amor é este, que andemos segundos os Seus mandamentos’ [2 João 6]; ‘Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e praticamos os Seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos’ [1 João 5.2-3].
11º) Jesus teve por costume guardar o Sábado e freqüentar a igreja neste dia [São Lucas 4.16; 13.10] e os cristãos têm como objetivo seguir o exemplo dado pelo Mestre.
12º) Segundo a afirmação do nosso Criador, Ele estabeleceu o Sábado por nossa causa, isto é: nós, os humanos de todas as épocas, necessitamos do Sábado [Marcos 2.27].
13º) Como Jesus nos disse que ‘nem um i ou um til jamais passará da lei’, então a guarda do Sábado continua em vigor hoje, pois o céu e a terra ainda não passaram, mas existem, e o Sétimo Dia é um dos itens da Lei[São Mateus 5.18].
14º) A disputa entre Cristo e Seus inimigos judeus era a respeito da maneira correta de se guardar o Sábado e não em relação a guardar outro dia [Mateus 12.9-12; S. Marcos 2.23-28; 3.1-6 etc.].
15º) Jesus recomendou que Sua Igreja guardasse o Sábado quarenta anos após Sua ressurreição [Mateus 24.20].
16º) O apóstolo Paulo guardou o Sábado tanto entre os gentios [Atos 16.11-13], como entre os judeus [Atos 17.2; 18.4,11; 13.42-44].
17º) A fé não anulou a Lei dos Dez Mandamentos, antes a confirmou [Romanos 3.31]. Então a fé em Cristo, em Sua graça, não anulou o Sábado.
18º) Os cristãos guardam o Sábado não para se salvar, mas porque que foram salvos por Jesus lhes ter creditado Sua morte e Sua vida de perfeita obediência à Lei [2 Coríntios 5.21; Romanos 5.19; São João 15.2].
20º) Afirmar que amamos a Jesus, e não guardar um dos Dez Mandamentos, seria declarar-nos mentirosos[1 João 2.4].
19º) Não existe nenhum mandamento abolindo ou alterando a santificação ou a guarda do Sábado, isto tanto no Antigo como também no Novo Testamento.
21º) No Novo Testamento não existe nenhum mandamento para se guardar o domingo [Primeira Feira].
22º) Quem não guarda o Sétimo Dia, conforme a Bíblia ensina, torna-se culpado de transgredir toda a Lei do Amor ou seja: a Lei da Liberdade em Cristo, a Lei dos Dez Mandamentos [Tiago 2.10-12].
23º) A Igreja do Deus vivo, o remanescente final, ‘guarda os mandamentos de Deus’[Apocalipse 12.17], logo guarda também o santo Sábado do Senhor.
24º) O Sábado é o sinal de Deus [Ezequiel 20.12;20.20], então, é, igualmente, o sinal do Filho do homem, pois Jesus é Deus [S. João 1.1]. Como há, e haverá, intensa disputa entre o Sábado [Sétimo Dia] e o Domingo [Primeira Feira], antes da volta de Jesus, Deus escreverá no céu o quarto mandamento [isto é: o sinal de Deus], pois Jesus afirmou: ‘Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão...; [Mateus 24.30].

3 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Sou Francisca.E assim como Francinei fiquei Surpresa em saber que existem pessoas de nível cultural elevado que ainda discordam de um dos mandamentos deixados por Deus ou seja não concordam com o quarto mandamento da Lei de Deus que é a guarda do Sábado.Pois concordo plaenamente com o Franciney.O sábado é um dos 10 mandamentos deixado por Deus.Se duvidamos ou não aceitamos o Sábado como o Dia de guarda ,também não aceitamos os outros 9 mandamentos deixado por Deus.

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro colega Accily!
    gostaria de deixar algumas palavras com relação ao nosso Deus.
    Ja que Deus é onisciente, onipotente e onipresente, podemos afirma também que que Deus não descansou, e sim terminou a obra no sétimo dia, então não h´s motivos para descanarmos no sétimo dia.
    porque não somos criadores e sim filhos do criador.

    ResponderExcluir
  3. Bem pessoal
    Esse é um debate delicado, importante e saudável.
    Cada um com sua convicção e com seus argumentos. A bíblia é a referência. Suas interpretações são humanas e manifestam cada tendência religiosa. Creio que é isso que move a fé da humanidade em algo superior.

    continuem debatendo. Isso é salutar.

    Abraço

    Accioly

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem