Dicas por disciplina e simulados para concurso dos Correios

Correios (Foto: Reprodução/TV Globo)
O aguardado edital do concurso dos Correios para nível médio, que foi lançado na semana passada e substitui o de 2009, cancelado após briga judicial, traz 8.346 vagas em três cargos: atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Todos os candidatos farão provas de português, matemática e informática, no dia 15 de maio. Quem começou a estudar para o concurso que foi cancelado, cujas provas chegaram a ser marcadas duas vezes (19 de setembro e 28 de novembro do ano passado) e foram canceladas, leva vantagem porque o conteúdo das disciplinas teve poucas mudanças. Mas especialistas dizem que, como o conteúdo programático é relativamente simples, é possível o candidato garantir uma boa preparação a partir de agora, sem ter estudado para o concurso anterior.
O que os candidatos devem se atentar é ao estilo de prova do Cespe/UnB, que costuma avaliar habilidades que vão além da memorização, e abrangem compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio. Além disso, cada item da prova poderá contemplar mais de um objeto de avaliação. Por isso, os professores ouvidos pelo G1 recomendam que o candidato treine com provas anteriores da banca.
Por isso, o G1 traz simulados de português, informática e matemática com questões anteriores do Cespe/UnB compiladas por professores de três cursos preparatórios.


De acordo com Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, o conteúdo programático, igual para os três cargos, teve poucas alterações em comparação com o edital de 2009. “Como os conteúdos são relativamente simples, o concurso dos Correios é um dos poucos que permitem preparação com o lançamento do edital. Cada uma das três disciplinas vale 20 pontos, com o mesmo número de questões, ou seja, 33,33% do total de pontos da prova”, diz Estrella.


Por isso, de acordo com o especialista, o candidato pode dedicar o mesmo tempo de estudo para as três disciplinas. “O que pode balizar melhor os estudos do candidato é a dificuldade que ele encontra em cada uma das disciplinas, ou seja, quanto maior a dificuldade, maior o tempo que deve ser dedicado àquela matéria”, afirma.



Estrella recomenda que para reconhecer a dificuldade o candidato faça o maior número possível de questões de provas anteriores. “Esse procedimento é indispensável, já que algumas disciplinas dão ao candidato a sensação de domínio, como informática e português, em que a maioria dos usuários só percebe a dificuldade quando enfrenta questões de prova”, diz. Ele orienta que questões antigas podem ser achadas nas provas anteriores dos Correios e nos exames de múltipla escolha que o Cespe/UnB tenha feito.

Mudanças no edital e estilo da banca

Segundo Estrella, no edital de 2009 o cargo de atendente comercial tinha uma disciplina a mais, que foi retirada do concurso atual, com os assuntos de código de defesa do consumidor, lei postal e noções de ética. Na disciplina de português, as alterações foram apenas na forma de descrever o conteúdo, e em matemática houve a inclusão de poucos tópicos de geometria plana (área e perímetro) e a retirada de sistema monetário nacional que, apesar de não ser citado no edital, o conceito é necessário para o entendimento das taxas de juros que foram mantidas no novo edital. Já na disciplina de informática o Windows 2000 foi substituído pelo XP e Vista, e no novo edital os dispositivos e procedimentos de cópia de segurança e backup não estão sendo cobrados. “Com essas poucas mudanças, o esforço para quem estudou para o concurso de 2009 é mínimo para estar pronto para a nova prova”, diz.

veja mais no G1

1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

  1. Professor o link de matematica ta sendo o msmo de matematica. mais tem no G1, olhe se é um equivoco meu ou foi o Sr. que colocou errado.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem