Melancia do Acre nos mercados de Rondônia: Produtor familiar vende 30 toneladas de melancia por semana para Ariquemes

governador_visita_plantio_de_foto_sergio_vale_15.jpg

Antes a banana era um dos poucos produtos da agricultura familiar que encontrava o caminho da exportação para outros estados. Agora a melancia acreana ganhou o mercado de Rondônia e uma única empresa compra, por semana, 30 toneladas da fruta. O fornecedor é o produtor rural José Petelin, que arrendou uma área na estrada de Boca do Acre (AM) para plantar 30 hectares de melancias, onde a metade do que é produzido é vendida para Rondônia.

Solange da Silva percorre 800 quilômetros entre Ariquemes (RO) e a capital acreana para comprar as melancias produzidas por Petelin. “São maiores que as de Rondônia e mais docinhas. A gente vem buscar aqui porque elas realmente têm qualidade.”

O governo do Estado garante ao produtor familiar assistência técnica necessária. “Para mim o governo é tudo. É o trator que eu preciso, é um técnico pra me ajudar a seguir o rumo certo”, disse o produtor.

Para o secretário de Produção Familiar, Lourival Marques, o Acre vive uma nova era no setor produtivo. “Isso mostra o quanto a produção é importante e o quanto o governo do Estado tem apoiado a produção familiar.” 

Petelin veio para o Acre na esperança de plantar amendoim. “Mas eu não encontrei aqui a tecnologia necessária para isso. Aí fui investindo em outras culturas. Eu nunca imaginei que encontraria uma terra tão boa e uma acolhida como essa aqui do Acre”, disse. A cada hectare Petelin colhe 30 toneladas da fruta.

mais AQUI


1 Comentários

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem