Uma pessoa entrou num estabelecimento comercial e reclamou que o atendimento estava demorando. O funcionário chateado se saiu com essa: Quem você pensa que é? A pessoa respondeu prontamente: "EU SOU SUA EXCELÊNCIA O CONSUMIDOR..
Você já teve a sensação após entrar em um estabelecimento comercial e as pessoas se comportarem como se você tivesse fazendo um favor para os funcionários ou o dono do estabelecimento?
Aqui vão algumas pérolas que a gente encontra facilmente no comércio:
1. Você entra, por exemplo, numa loja e lá do balcão alguém muito bem sentado, não lhe cumprimenta e ainda grita: "diga meu patrão" ou "diga lá minha patrôa";
2. Logo na entrada uma placa com a célebre frase: "fiado só amanhã;
3. Não aceitamos troca ou devolução de mercadorias;
4. O funcionário do comércio lhe olha de cima a baixo e analisa seu poder de compra pela sua aparência;
5. Porta de vidro sem a barra de identificação;
6. Atendente que não lhe cumprimenta mas segue você da hora que você entra até a hora que você sai da loja;
7. A pior de todas: "o senhor tem 50 centavos aí?
8. A mais preocupante:: "não tenho 50 centavos o senhor aceita levar balas"?
9. A da enganação: "esse preço escrito aí já tá com desconto de 20 por cento";
10. A clássica: "depois que o produto vence o senhor ainda pode usar por mais um mês"
...bom dia?
...como vai?
...posso ajudá-lo?
...aceita um cafezinho?
...aceita uma água?
...fique à vontade se precisar de ajuda pode me chamar!
...se as sandálias que o senhor tá levando para sua mãe ficarem apertadas, traga-as de volta que nós trocamos"