Fuso: mudança do horário em fevereiro




Os acreanos não vão iniciar 2011 com a volta do antigo fuso horário do Acre, com duas horas de diferença em relação à Brasília. A mudança deve ocorrer somente em fevereiro porque o comunicado sobre o referendo homologado no dia 15 de dezembro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda não chegou ao Congresso Nacional. O atraso é por conta do recesso do TSE que irá até 1° de fevereiro.

Sem esse comunicado, o presidente do Senado, José Sarney, não pode assinar o ato declaratório que, entre outras coisas, define a data em que o horário antigo entra em vigor. O fuso horário do Acre – que atualmente é de uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília – foi alterado em 2008 pelo senador Tião Viana (PT). Como os acreanos não aceitaram a mudança sem ser ouvidos, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) optou por um referendo.

Nesse referendo, ocorrido durante o segundo turno das eleições 2010, a maioria dos acreanos (56,77%) optaram pelo horário antigo, ou seja, duas horas de diferença ao horário oficial. Flaviano Melo sugeriu o dia 20 de fevereiro para essa nova mudança, visto que o horário de verão também termina nessa data. (Ana Paula Batalha)

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem