Bancários deflagram greve a partir desta quarta-feira


Reunidos em assembléia nesta terça-feira (28), na Praça Povos da Floresta, Centro de Rio Branco, os bancários do Acre rejeitaram a proposta da Fenaban e aprovaram greve por tempo indeterminado a partir das 00h desta quarta-feira (29).
A decisão é uma resposta à intransigência dos banqueiros, que negaram todas as reivindicações dos bancários e apresentaram como proposta de reajuste apenas a reposição da inflação dos últimos 12 meses, de 4,29%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Participaram da assembléia 137 bancários de bancos públicos e privados, com 134 votos favoráveis a greve e apenas três disseram não a paralisação por tempo indeterminado.
Reivindicação - A categoria reivindica reajuste de 11% (inflação do período mais aumento real), PLR de três salários mais R$ 4 mil, valorização dos pisos, elevação dos auxílios (refeição, alimentação e creche/babá), auxílio-educação e previdência complementar para todos os bancários, dentre outros itens.
Ao lado do aumento da remuneração, os bancários priorizam melhores condições de trabalho e emprego, cobrando o fim das metas abusivas, o combate ao assédio moral, mais segurança contra assaltos e sequestros, proteção ao emprego, mais contratações, reversão das terceirizações e fim da precarização dos correspondentes bancários.
"Os bancos apresentaram uma proposta aquém de nossa expectativa na última negociação e nos jogaram para a greve. Portanto, após a rejeição da proposta patronal será a hora de mostramos mobilização em todo país e lutar para arrancar uma proposta decente com avanços econômicos e sociais", afirma Elmira Farias, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC).

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem