Foi publicada na quinta-feira (9) a relação de classificados do programa Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal. Foram selecionados 928 projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais da região amazônica, que receberão, no total, um investimento de R$ 13,7 milhões. O programa é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura.
O Microprojetos na Amazônia Legal a recebeu 2.706 propostas e superou as expectativas, devido ao grande número de projetos selecionados. A meta inicial era atender cerca de 770 iniciativas por meio de financiamento não-reembolsável. Porém, muitos projetos não atingiram o teto de 35 salários mínimos, valor máximo estabelecido no edital. Assim, foi possível ampliar o número de beneficiados, selecionando projetos de todos os nove estados da região amazônica: 37 do Acre, 15 do Amapá, 91 do Amazonas, 198 do Maranhão, 166 do Mato Grosso, 175 do Pará, 58 de Rondônia, 29 de Roraima e 159 do Tocantins. Os 37 projetos do Acre vão receber cerca de R$ 500 mil.
Mais cultura - Ação do Programa Mais Cultura, com o apoio dos governos estaduais da região amazônica, o edital Microprojetos para Amazônia Legal visa a fortalecer e apoiar a diversidade cultural da região. As propostas contempladas têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos que residem na área. O resultado do Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal foi anunciado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, na quarta-feira, 1º de setembro, em Rio Branco (AC), em evento para assinatura de acordo entre o Ministério da Cultura e a Associação de Cultura e Meio Ambiente (ACMA). A parceria criou o Centro de Cultura da Floresta, que irá beneficiar os povoados da etnia Ashaninka na região e os da reserva da bacia do Alto Juruá.
Veja a relação dos contemplados
Acre
Adaildo Borges Sereno Kascinawá - Huni Kuin huni inu, ainbun daya xarabu - O dia a dia dos homens e das mulheres; Adas Gomes de Deus - Vivenciando Arte; Amilton Pelegrino de Mattos - Floresta Multimídia - Tradições Huni Kuin Na Rede; Amirtes Meireles Lima - Forro da Cacilda; Ana Paula Matines Kowakami - Equipando o Sonho Dó-Re-Mi; Antonio Clécio da Silva Derze – Tenda da Cultura; Antonio Fonseca Teixeira - Expressão Corporal; Associação da Juventude de Epitaciolândia - Cinema nas Comunidades Rurais e Urbanas de Epitaciolândia; Associação de Difusão Comunitária Guiomarense - Quina Educa; Associação de Moradores do Bairro Bento Marques COHAB - Estúdio Comunitário Nova Era; Associação dos Seringueiros Kaxinawa do Rio Jordão - Livro Vivo das Medicinas Tradicionais Huni Kuin; Associação Sócio Cultural Yawanawa - * Este texto não substitui o publicado no D.O.U. História do Povo Yawanawa; Cleiciane Viturino de Mesquita - Banda de Música Brilho do Sol Acreano; Cleison Alves da Silva - Arte na Ruína - Jovens de Xapuri; Clemisa Alves da Silva - Contos e Recontos de Xapuri; Daniele Rodrigues da Costa - A Arte Vai à Rua - Oficinas e Ensaios Abertos de Teatro e Maracatu; Edivilian Bastos Ribeiro - Oficina de Teatro e Dança Caras Pintadas; Eriton França da Silva - Música - Democratizar e Universalizar; Fabiano Maia Sales – Nixipãe; Helena Pereira da Silva - Farinhada Humorística; Hernando Rabelo Ribeiro - Arte de Gingar Capoeira; Instituto Feijó Acreifa - ARTEFEIJÓ; Jarmily Da silva Queiroz - Ritmo de Dança na Comunidade; Jakson Mario Nascimento da Costa - Lançamento do Cd "Terra dos Náuas" da Banda Suing da Mata em Tarauacá e Feijó; José Floriano Sales - Nuku Myuí Tapiké - Saberes do Mundo; Josué da Silva Dias - Rodada Cultural na Floresta; Joycianny Bastos da Costa – Sou Capoeira; Luciana da Silva França - Meu Valor Artístico Para A Comunidade; Maria Gerusa Duarte Nogueira - A Arte de Fazer Crochê; Renata Oliveira das Chagas - O Teatro em Todo Lugar; Rivaneide Leandro da Silva - Circulando com a Leitura e Cultura; Rosiane Souza do Nascimento - Cinema nos Bairros; Rosildo da Silva - Saberes Showâdawa; Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Artesanato na Floresta; Tiago Pereira da Silva Gomes – Rabiscos Urbanos; União de Jovens em Ação de Bujari - Juventude: Ação!; Winston Geraldo de Paula - Skoriatatsiri - Encontro Ashaninka.
fonte: http://www.funarte.gov.br/portal/2010/09/09/anunciado-o-resultado-do-edital-microprojetos-mais-cultura-na-amazonia-legal/