Representantes de vários órgãos do Governo do Estado definem ações integradas para realização da feira de negócios (Foto: Onofre Brito/Secom)
Avenida Mâncio Lima já recebe os preparativos para realização da maior feira de negócios da região do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)
Avenida Mâncio Lima já recebe os preparativos para realização da maior feira de negócios da região do Juruá (Foto: Onofre Brito/Secom)
Os preparativos para a realização da sexta edição da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul estão avançando. Representantes de diversos órgãos do Governo do Estado estiveram reunidos nesta quarta-feira, 01, para discutir a uniformização dos procedimentos. Segundo Dudé Lima, que ajuda a organizar a Expojuruá desde sua primeira edição, os preparativos estão dentro do cronograma: "A nove dias da feira, muita coisa já foi acertada. O governador chega aqui no sábado, quando vamos sentar e reavaliar. Esperamos que segunda ou terça-feira já esteja tudo pronto e possamos entregar os estandes aos expositores".
Segundo Dudé, a Expojuruá, por ser o maior evento anual em Cruzeiro do Sul, envolve praticamente todos os órgãos do governo. "Nós fazemos a coordenação, mas a festa não aconteceria se não tivesse o apoio local dos órgãos ligados à saúde, segurança pública, Deracre, Ciretran, que garantem a normalidade do evento".
O foco do evento, que será realizada de 09 a 12 de setembro, é a oportunidade de negócios, mostrando todo o potencial econômico do Vale do Juruá com representantes do setor produtivo. Mais de 150 expositores, da região e da capital, já se habilitaram para participar o evento.
Para garantir a segurança, o coronel Júlio César, comandante da PM na regional do Juruá, informou que, por noite, 70 policiais serão destacados, inclusive os policiais recém-formados que passam agora a integrar o batalhão cruzeirense. Neste final de semana, segundo o coronel, a Polícia Militar vai realizar uma ação preventiva para que a feira inicie com a tranqüilidade desejada. A PM também vai montar um posto de fiscalização no início da Terra Indígena Katuquina, no sentido de orientar os visitantes.
O coronel ainda lembrou que a propaganda política na feira foi proibida pela juíza eleitoral local, inclusive estacionar veículos envelopados na área da feira na Avenida Mâncio Lima e pede aos candidatos o respeito à determinação da autoridade eleitoral. "Estamos com tudo preparado e contamos com o apoio do SAMU e da Polícia Civil para que seja um evento tranquilo como foi o Novenário de Nossa Senhora da Glória", afirmou.
Shows e rodeio na programação
Além da feira de negócios, a Expoacre Juruá também terá programação cultural, com apresentação de bandas regionais de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Rio Branco. Na abertura tem show com a consagrada dupla sertaneja César Menotti & Fabiano e o encerramento vai ser marcado com a apresentação da dupla sertaneja Jonas e Jairo, que faz sucesso no circuito universitário.
No domingo, encerramento da feira, vai haver cavalgada, rodeio e casamento coletivo. Segundo o gerente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) em Cruzeiro do Sul, Marcos Pereira, já está quase tudo organizado para o rodeio que é um dos pontos altos da festa; já foi iniciado o trabalho de montagem das arquibancadas e da arena, e os peões já fizeram suas inscrições.
Os inscritos somam 42 peões de vários municípios do Vale do Juruá, Ipixuna (AM), Bujari, Rio Branco e até de Porto Velho (RO). Os valores das premiações só serão conhecidos nesta quinta-feira. Marcos conta que a competição é coordenada pela Federação de Rodeio do Estado do Acre. As inscrições já estão encerradas.
fonte: agencia-acre