JOSENIR Calixto recomenda todos os alunos do Acre a fazerem a prova
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram no final da noite de hoje. Quem ainda não preencheu o formulário para participar da prova, basta acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e informar alguns dados. Lembrando que as provas serão realizadas nos dias 06 e 07 de novembro.
O Enem é destinado especialmente aos concluintes do ensino médio, mas quem já terminou o terceiro ano também está apto a fazer a prova. Os estudantes que ainda não estão concluindo o ensino médio neste ano podem participar, mas o Ministério da Educação (MEC) aconselha a deixar o teste para o tempo certo.
As inscrições são gratuitas para os estudantes das escolas públicas. Quem estuda em colégios particulares podem fazer o Enem pagando R$ 35 ou declarar, por meio de comprovação, ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade econômica.
O diretor de ensino da Secretaria de Estado de Educação, Josenir Calixto, recomenda a todos os estudantes do Estado a realizarem a prova. “O Enem faz uma avaliação da aprendizagem do aluno, ou seja, é o diagnóstico que permite saber se o estudante aprendeu de verdade os assuntos passados a ele na sala de aula”.
O Enem pode ser feito também por alunos que não cursaram ou não concluíram o ensino médio. Caso seja aprovado no teste, poderá receber seu certificado de conclusão desta etapa do ensino. A pontuação exigida para quem deseja adquirir seu diploma por meio do Enem é de 400 pontos nas provas comuns e 500 na redação.
A Universidade Federal do Acre (Ufac) aderiu ao Enem. Para alguns cursos, o candidato que fizer o teste concorre a uma vaga na universidade. A medida foi decidia no último dia 05 pelo Conselho Universitário da instituição. Nem todos os cursos foram contemplados com o acordo.
O curso de filosofia, por exemplo, aderiu integralmente à medida. Todas as suas 50 vagas poderão ser ocupadas por estudantes que participaram do Enem. Já o curso de artes cênicas cedeu 25 vagas para quem optou por fazer a prova do MEC. Ainda assim, a Ufac realiza o seu vestibular no final deste ano.
“O interessante”, analisa Josenir Calixto, “é que a prova do Enem pode valer como vestibular para diversas universidades do país. As bolsas do ProUni também podem ser adquiridas por meio desta prova. O que vale é se inscrever e estudar”.