Educação profissional: mais mil jovens serão selecionados: Inscrições podem ser feitas entre os dias 12 e 20 deste mês


Diretor do IDM, Irailton Lima, e Assessor Especial de Juventude, André Kamai, foram os entrevistados do Programa Gente em Debate, da Difusora (Foto: Angela Peres/Secom)

As inscrições para os jovens interessados em fazer parte do Pró-Jovem Trabalhador Juventude Cidadã começam na próxima quarta-feira, 12 de maio. E para falar mais sobre o assunto e das políticas voltadas aos jovens acreanos, o assessor especial da Juventude, André Kamai, e o diretor-presidente do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr, Irailton Lima foram os entrevistados do Programa Gente em Debate da Rádio Difusora Acreana desta quinta-feira.
O Pró-Jovem Trabalhador tem como meta oferecer qualificação social e profissionalizante a mil jovens de doze municípios acreanos em 2010. As vagas são para os jovens de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Acrelândia, Porto Acre, Bujari, Feijó e Tarauacá. As inscrições podem ser efetivadas até o dia 20 de maio nas secretarias municipais de assistência social. Os interessados devem apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de renda.
Ouça a entrevista:

Dentre os critérios para seleção estão a idade entre 18 e 29 anos, a renda per capita de até um salário mínimo, estar cursando o ensino fundamental ou médio e desempregado. A duração do curso é de 350 horas, distribuídas em seis meses, período no qual, os selecionados irão receber bolsa auxílio de R$ 100 por mês.
“Esta ação faz parte da política destinada aos jovens do Estado. São mil vagas de qualificação profissional que irão ampliar as chances deste público de entra no mercado de trabalho de forma digna e melhor remuneração”, destacou André Kamai.
O edital que detalha a quantidade de vagas por cidade e os cursos que serão oferecidos estarão no site www.idep.ac.gov.br a partir desta sexta-feira, 07 de maio. De acordo com Irailton Lima, serão investidos R$ 1, 6 milhão em educação profissional no Acre. O diretor falou ainda da importância das parcerias para que o pró-Jovem Trabalhador fosse desenvolvido no Estado. “Temos que destacar as parcerias entre o governo do Estado e governo Federal, prefeituras e empresários, que serão os responsáveis por oferecer as vagas no mercado de trabalho”, disse.
Os jovens poderão escolher entre os seguintes cursos profissionalizantes: secretariado, assistente administrativo, manicure, pedicure, pintor de residência, informática básica e web design, mecânica de bicicleta, promotor de vendas, repositor de mercadorias, condutor de visitantes, atendimento em bares e restaurantes, atendimento em farmácias e drogarias, atendente comercial e corte e costura.




Raimundo Accioly

Cidadão comum da cidade de Tarauacá no Estado do Acre, funcionário público, militante do movimento social, Radio Jornalista, roqueiro e professor. Entre em Contato: accioly_ne@yahoo.com.br acciolygomes@bol.com.br 68-99775176

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não aceitamos comentários anônimos

Postagem Anterior Próxima Postagem