História em quadrinhos vai ser levada também para o interior
Por Val Sales - valsales@pagina20.com.br
Depois de ter sido lançada com sucesso em Rio Branco, a história em quadrinhos do Mapinguari, desenhada pelo chargista Enilson Amorim, será levada também para o interior do Estado. A partir deste domingo, e em homenagem ao mês das crianças, o Serviço Social do Comercio (Sesc) estará lançando a a obra nos municípios.
De acordo com a direção da instituição a primeira cidade a ter acesso ao livro “Mapinguari, a Lenda, será Brasiléia, onde o SESC tem um espaço já adequado para lançamento de obras literárias. “Como o livro foi um sucesso em Rio Branco, onde tivemos um número de aproximadamente 300 pessoas no dia de sua apresentação, agora esperamos o mesmo no interior”, destaca Derivaldo, coordenador cultural do órgão no Acre.
Ele diz ainda que a ida da instituição ao interior tem o objetivo de trabalhar o estímulo a leitura no dia-a-dia das crianças, além de e despertar o interesse dessa comunidade específica, a conhecer o folclore, as lendas e os mitos dos povos da Amazônia. Na oportunidade do lançamento do livro, o chargista Enilson Amorim, irá ministrar uma palestra sobre seu trabalho e desenvolver um breve diálogo com o público presente sobre lendas e mitos dos povos da floresta.
“O livro chama a atenção das crianças para a necessidade de proteção do meio ambiente como sendo a nossa casa. Esse é o pensamento do Mapinguari, que segundo contam os mais velhos, é uma figura que defende a floresta e os animais”, explica o autor da obra. Ainda segundo ele, nesta semana a assessoria do senador Tião Viana confirmou um pronunciamento em que o representante acreano destaca no Congresso Nacional a importância da obra para o Acre e para o Brasil.
O mesmo fez a deputada estadual Maria Antônia durante pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa do Acre. O livro está sendo comercializado nas principais livrarias da capital, entre elas a Paim, Dom Oscar Romero, Nobel, Universitária e Papelaria do Arnaldo. Ela é dedicada ao público infantil e, quem já leu, diz que se trata de um bom presente para este mês das crianças.